Anote no calendário: os eventos que não pode perder em 2025
Diana Silva (ao centro) inicia os festejos instantes após marcar um golo para Portugal no play-off de apuramento para o Euro 2025 feminino. Copyright: Joaquim Ferreira/IMAGO
Foto: IMAGO

Anote no calendário: os eventos que não pode perder em 2025

INTERNACIONAL01.01.202520:00

Do futebol às modalidades, escolhemos 10 eventos que não pode perder este ano

Será um grande desafio para os clubes e muitos jogadores já se têm queixado da sobrecarga que vai provocar num calendário já de si muito intenso, mas o novo Mundial de Clubes da FIFA promete marcar o ano de 2025. A Seleção Nacional masculina tentará repetir a conquista da Liga das Nações, enquanto a feminina continuará a sua evolução no panorama internacional. Nas modalidades, as quinas vão estar presentes no Mundial de andebol e estão perto de carimbar passaporte também para o Europeu de basquetebol. João Almeida e Miguel Oliveira são dois dos pontas de lança nacionais no estrangeiro, tanto nas maiores provas de ciclismo como no MotoGP. Para os amantes de Fórmula 1, a pré-época já vai animada, com as trocas de pilotos...

MUNDIAL DE CLUBES (de 14 de junho a 13 de julho)

A FIFA viu uma oportunidade e agarrou-a: criou uma nova prova de clubes, que vai ter a primeira edição nos EUA. Benfica e FC Porto estarão presentes e também serão obrigados a usar as melhores equipas. A ordem é para não descansar ninguém. As águias estão no grupo de Bayern, Boca Juniors e Auckland City, os dragões defrontam Palmeiras, Al Ahly e Inter Miami.

EUROPEU FEMININO (de 2 a 27 de julho)

A Seleção Nacional feminina vai estar presente pela 3.ª vez consecutiva num Europeu, confirmando o crescimento da modalidade no nosso país. Esta edição vai realizar-se em oito estádios da Suíça, com altas expectativas de público e audiências. Portugal parte do grupo de Espanha, Itália e Bélgica. A estreia será a 3 de julho, diante da congénere espanhola, atual campeã do Mundo em título, em Berna.

EUROPEU SUB-21 (de 11 a 28 de junho)

Portugal qualificou-se para o Europeu de sub-21, que vai realizar-se na Eslováquia, no primeiro lugar do grupo. O selecionador Rui Jorge terá, no entanto, um contratempo: com o Mundial de Clubes a coincidir nas datas, será provável que não possa contar com alguns jovens craques de Benfica e FC Porto. A Seleção Nacional estará no mesmo grupo de França, Geórgia e Polónia.

LIGA DAS NAÇÕES (de 20 a 23 de março e de 4 a 8 de junho)

Depois de qualificação invicta, Portugal vai defrontar a Dinamarca de Bah e Hjulmand nos quartos de final, jogados a duas mãos em março. Caso avance para as meias-finais, a disputar em junho, a Seleção joga com o vencedor do duelo entre Itália e Alemanha, que será o anfitrião da prova. Portugal, França e Espanha venceram as primeiras três edições.

CAN (de 21 de dezembro a 18 de janeiro de 2026)

Já são conhecidas as 24 seleções apuradas para a fase final do CAN, que vai realizar-se em Marrocos entre o final de 2025 e o início de 2026. Angola e Moçambique serão os representantes da lusofonia. Alguns clubes portugueses terão jogadores ausentes a meio da época para participarem nesta competição. A Costa do Marfim é a atual detentora do título.

MUNDIAL DE ANDEBOL (de 14 de janeiro a 2 de fevereiro)

Vai ser disputado na Noruega, Croácia e Dinamarca. Portugal arranca a participação a 15 de janeiro, frente aos Estados Unidos. Seguem-se o Brasil no dia 17 e a Noruega a 19. Todos os encontros vão ser jogados na Unity Arena de Oslo. No último Mundial, em 2023, a Seleção terminou em 13.º lugar, depois de ganhar o seu grupo e ter terminado a ronda principal em quarto.

EUROBASKET (de 27 de agosto a 14 de setembro)

Chipre, Finlândia, Polónia e Letónia vão organizar esta competição da FIBA. Portugal aspira qualificar-se e para isso precisará de manter pelo menos o 3.º lugar no Grupo A. A Seleção Nacional vai enfrentar Ucrânia e Israel, a 20 e 23 de fevereiro. Desde 2011 que Portugal não consegue apurar-se e, nessa edição, perdeu todos os jogos e ficou em último.

TOUR E VUELTA (de 5 a 27 de julho e de 23 de agosto a 14 de setembro)

João Almeida repetirá a participação na Volta a França, depois de ter terminado em 2024 na quarta posição da classificação geral. O português da UAE Emirates repetirá igualmente a Volta a Espanha, onde alinhará na quarta temporada consecutiva, desde que ingressou na equipa dos Emirados Árabes Unidos, em 2022.

João Almeida já sabe que grandes Voltas correrá em 2025

10 dezembro 2024, 20:53

João Almeida já sabe que grandes Voltas correrá em 2025

Português da UAE Emirates repete Tour e Vuelta. Na corrida francesa voltará a ser o principal apoio de Tadej Pogacar nas montanhas e só na prova espanhola poderá liderar a equipa, se o esloveno decidir não participar

MOTO GP (de março a novembro)

A temporada terá 22 rondas, começando no primeiro fim de semana de março na Tailândia e a última em meados de novembro em Valência. O Grande Prémio de Portugal será o penúltimo, de 7 a 9 de novembro, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Miguel Oliveira vai para a sétima época no Moto GP, tendo deixado a Trackhouse e iniciado agora relação com a Prima Pramac.

Miguel Oliveira: «Este é o timing, quero ser campeão do mundo»

4 dezembro 2024, 16:30

Miguel Oliveira: «Este é o timing, quero ser campeão do mundo»

Piloto português conversou sobre as ambições e expectativas altas que tem ao mudar-se para a Prima Pramac, quer, no mínimo, terminar o campeonato de 2025 no top 10, está entusiasmado por a equipa ir contar com o apoio total da Yamaha e ainda que a um mês de celebrar o 30.º aniversário aspira a garantir o 15.º título de construtores ao fabricante japonês

FÓRMULA 1 (de março a dezembro)

2025 vai trazer 24 Grandes Prémios, desde a Austrália em meados março até Abu Dhabi a 7 de dezembro. Depois de mais de uma década de ligação à Mercedes, Lewis Hamilton será agora piloto da Ferrari, com Carlos Sainz a juntar-se à Williams. O campeão do Mundo Max Verstappen terá como novo companheiro na Red Bull Liam Lawson, em substituição de Sergio Pérez.