Real Madrid Alaba vítima de racismo por ter votado em Messi
David Alaba, defesa do Real Madrid e capitão da seleção austríaca, foi vítima de racismo nas redes sociais por ter sido o único jogador dos merengues a votar em Lionel Messi na eleição de melhor jogador do mundo pelo The Best, da FIFA, e não no atacante francês Karim Benzema, companheiro de equipa e atual detentor da Bola de Ouro.
Após a cerimónia, a FIFA revelou os votos de cada um dos atletas e Alaba escolheu Messi em 1.º lugar, seguido por Benzema e Kylian Mbappé em terceiro. Na rede social Instagram, adeptos do Real Madrid atacaram Alaba, com emojis de macaco, além de mensagens a pedir a saída do jogador.
Esta terça-feira, após o elevado número de reações irracionais, Alaba esclareceu as razões por ter votado em Messi: «Não sou só eu quem decide. Toda a seleção austríaca vota neste prémio. Todos, no conselho da equipa, podem votar e é assim que se decide.»
O antigo jogador do Bayern Munique acrescentou: «Todos sabem, sobretudo o Karim [Benzema], o quanto o admiro e as exibições que produz. Já disse, muitas vezes, que, para mim, é o melhor atacante do mundo, e continuará a ser. Sem dúvida.»
Em contrapartida, o austríaco recebeu também milhares de comentários positivos e de incentivo.