Sub-17 Águia confirma favoritismo e retoma liderança isolada
O duelo entre opostos que se disputava no Seixal - o Benfica, líder da fase final do campeonato nacional de Juvenis, recebia a Académica, última classificada - indiciava uma diferença de poderio que acabou por confirmar-se (4-0).
A resistência dos conimbricenses durou cerca de três minutos, altura em que Tiago Pinto surgiu na recarga a boa defesa, ainda que incompleta, do guardião Ciço David. A partir daí, o domínio foi encarnado.
Perante uma Académica que procurava opor-se com futebol positivo, mas sem chegar com efetividade ao último terço, o Benfica ia desperdiçando situações para ampliar o resultado de forma consecutiva - cerca de uma dezena.
A persistência benfiquista teve frutos aos 36 minutos, numa tentativa de perfurar o último reduto da Académica que desviou num defensor e permitiu a Leandro Martins visar com sucesso as redes visitantes.
Confortável no jogo, o Benfica quase voltou a marcar pouco depois, aos 39', através de um movimento interior de Olívio Tomé que resultou num remate ao poste esquerdo. Assim, o 2-0 manteve-se até ao intervalo.
O segundo tempo não trouxe qualquer surpresa e o Benfica dominou a um ritmo moderado que lhe permitiu, com naturalidade, chegar ao 3-0 através de passe 'de morte' de André Gomes para iniciativa individual de Gonçalo Moreira.
Os encarnados continuaram a acercar-se da área da Académica e sentenciaram o resultado já perto do final, numa grande penalidade conquistada e convertida por Kevin Pinto aos 90+6.
O Benfica passou a somar 27 pontos, distanciando-se do Sporting, que havia disputado o encontro relativo à presente jornada no passado fim-de-semana e derrotado o Feirense (1-2). Por seu turno, a Académica mantém o último posto.
Resultados da 10.ª jornada:
Feirense Sporting, Sporting 1-2
FC Porto - SC Espinho, 9-0
Estoril - Torreense, 4-1
V. Guimarães - SC Braga, 2-1
Benfica - Académica, 4-0
Classificação:
1.º Benfica (27 pontos)
2.º Sporting (24 pontos)
3.º FC Porto (23 pontos)
4.º SC Braga (21 pontos)
5.º V. Guimarães (19 pontos, um jogo a mais)
6.º Feirense (13 pontos)
7.º Estoril (6 pontos)
8.º SC Espinho (6 pontos)
9.º Torreense (6 pontos)
10.º Académica (3 pontos, um jogo a mais)