A projeção de Paulo Futre: «FC Porto pode ganhar a qualquer equipa no Dragão»
Recinto portista vai estar a 'rebentar pelas costuras' e Paulo Futre acredita que a chama do Dragão poderá empurrar a equipa para a vitória

Exclusivo A BOLA A projeção de Paulo Futre: «FC Porto pode ganhar a qualquer equipa no Dragão»

NACIONAL02.10.202322:50

Craque português sublinha o poderio do emblema catalão, mas mostra-se crente no sucesso portista; e um eventual triunfo abrirá as portas dos oitavos de final da Champions, antevê; a importância de Pepe poder (ou não) jogar

Mudam-se os tempos, mas não se mudam as vontades. O FC Porto é um clube habituado a ganhar e nos últimos anos tem ombreado com qualquer adversário, mesmo no contexto internacional. E é também muito por isso que Paulo Futre acredita numa vitória dos dragões na receção ao Barcelona.

Em declarações exclusivas a A BOLA, o antigo jogador dos azuis e brancos - que sabe bem o que é vencer o Barcelona com a camisola do FC Porto, tal como aconteceu a 6 de novembro de 1985, último triunfo dos dragões diante dos 'blaugrana - dá a receita para o sucesso.

«Claro que não podemos comparar esse jogo com o que aconteceu há quase 38 anos, não só porque os tempos são outros, mas também porque na altura era uma eliminatória e agora é uma fase de grupos. Mas o que pode e deve ser comparável é a vontade dos jogadores do FC Porto. Porque estão num clube habituado a ganhar, que tem no seu ADN um espírito tremendo de garra e entrega, e, dessa forma, acredito piamente na vitória. O FC Porto pode ganhar a qualquer equipa no Dragão».

E se as possibilidades da turma de Sérgio Conceição são, na ótica de Paulo Futre, totalmente reais, um eventual triunfo deixará escancaradas as portas do apuramento: «O FC Porto vem de uma grande vitória diante do Shakhtar e se bater o Barcelona fica com um pé e meio nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Claro que estamos a falar apenas na 2.ª jornada do grupo, mas a verdade é que, caso isso aconteça, dificilmente a qualificação poderá vir a ser beliscada.»

Os orçamentos não ganham jogos. Esta frase feita do futebol é também utilizada por Paulo Futre para projetar o duelo desta quarta-feira. Para o antigo número 10 do FC Porto e da Seleção Nacional, é dentro do campo que se desafia a lógica. «Este é daqueles jogos em que todos os jogadores querem estar. São os melhores. Os mais apelativos. Claro que os atletas são profissionais em todos os jogos, independentemente do adversário ou da competição, mas a verdade é que as partidas de Liga dos Campeões, ainda para mais diante de adversários de topo do futebol europeu, oferecem sempre uma motivação acrescida. Logicamente que estamos a falar de um Barcelona que, apesar dos problemas financeiros por que tem passado, tem um potencial enorme e um orçamento gigantesco, mas isso não chega para falarmos de um vencedor. Nem por sombras! O FC Porto vai bater-se de igual para igual e tem todas as condições para ganhar», afirma convictamente.

A história de Paulo Futre também foi contada durante muitos anos com a camisola de Portugal

Perante este quadro de antevisão pintado por Futre, A BOLA desafiou o esquerdino a elencar os jogadores que poderão fazer pender a balança para o lado portista. E a resposta foi pronta: «Taremi e Galeno». Porquê, questionámos. E tal como outrora a magia inconfundível estava naquele pé esquerdo, a justificação estava agora... na ponta da língua. «Acredito que o Barcelona possa ter mais posse de bola que o FC Porto e, nesse contexto, a velocidade do Galeno e a inteligência e o faro pelo golo do Taremi poderão fazer toda a diferença. Claro que há vários jogadores de imensa qualidade e que podem deixar a sua marca, mas julgo que o Taremi e o Galeno podem ser o cabo dos trabalhos para a defesa do Barcelona. Tenho uma fé tremenda», projetou.

Mas ainda a conversa estava centrada no extremo brasileiro e no ponta de lança iraniano e já Paulo Futre questionava A BOLA: «E o Pepe, como é que está? Pode jogar?» Respondemos que ainda há dúvidas relativamente à disponibilidade do defesa-central português poder ser opção para Sérgio Conceição. E esse dado deixou Futre algo apreensivo: «Aí poderá estar um grande problema. O Pepe é aquilo que todos sabem, um jogador excecional e um líder daquela equipa. Além disso, o FC Porto também já está privado do Marcano. Claro que o Fábio Cardoso e o David Carmo têm imensa qualidade, mas quando falamos de Pepe estamos a falar do topo mundial. Vamos ter esperança de que possa recuperar e ajudar a equipa.»

Paulo Futre não tem dúvidas em afirmar que Pepe está no topo mundial