Galeno escolheu bem...
Matheus Nunes tem o Euro-2024 em risco. Já Galeno pode muito bem disputar a Copa América
Galeno foi convocado para a seleção do Brasil ao mesmo tempo que está na lista de pré-convocados de Roberto Martínez para a Seleção Nacional, que amanhã divulga os eleitos para os próximos jogos de preparação. O extremo do FC Porto é elegível para as duas seleções, pois possui dupla nacionalidade - chegou a Portugal em 2016. Aos 26 anos está no auge da carreira, como mostrou na Liga dos Campeões. Já não é um menino e chegou a hora de definir os contornos da carreira. Nos últimos dias deu a entender que vai escolher o país-natal. E bem, digo eu.
Há muito que nos habituámos a ver o Brasil como uma grande potência mundial. Diz-nos a História que é mesmo a maior. Não por acaso, do outro lado do Atlântico dizem que todo o mundo tenta e só o Brasil é penta. Não há forma de contestar. Contudo, o escrete hoje em dia já não é o mesmo. Na qualificação para o Mundial-2026 acabou de sofrer três derrotas consecutivas, o que levou a CBF a substituir Fernando Diniz por Dorival Júnior. A canarinha ainda tem craques de dimensão mundial, como Neymar ou Vinícius Júnior, mas, admitamos, não é a mesma potência que maravilhou todos os amantes de futebol.
Já a Seleção Nacional está cada vez mais forte, com os jogadores portugueses a serem cada vez mais influentes nos principais campeonatos. A começar, claro, por Inglaterra, mas também em Espanha, França e Itália. Mesmo na Alemanha ou na... Arábia Saudita. Conseguir um lugar atualmente entre os eleitos de Roberto Martínez é mesmo muito difícil. Mais do que ver o nome na lista do escrete.
Galeno acaba de ser chamado para o lugar de Gabriel Martinelli - o extremo do Arsenal está lesionado. Bem mais fácil do que ser convocado para a Seleção Nacional, não concorda? E isto também considerando que para a posição dele as lesões também lhe desbravassem o caminho. De Diogo Jota ou Ricardo Horta. É que ainda há Rafael Leão, João Félix ou Pedro Neto!
Galeno fez bem em escolher, como tudo o indica, o Brasil. Veja-se o caso de Matheus Nunes. O luso-brasileiro fez a opção contrária. Na lista de Brasil e Portugal, escolheu a Seleção Nacional. Representa o Manchester City, o atual campeão europeu, é um médio moderno, muito completo, que defende e ataca e até marca golos, mas está com muitas dificuldades em encontrar espaço nas escolhas de Roberto Martínez. De 26 jogadores. Quanto mais de 23... O mesmo será dizer que tem o Euro-2024 em risco. Já Galeno pode muito bem disputar a Copa América...