EURO 2024 Tudo a postos para a estreia
Seleção Nacional realizou último ensaio para o jogo desta terça-feira com a Chéquia no palco do mesmo, em Leipzig. Os 26 jogadores estão a 100 por cento e preparados para o arranque. Dia de viagem desde Marienfeld voltou a ter muita euforia
Tudo a postos para o arranque da aventura lusitana no Euro 2024. A Seleção Nacional realizou na tarde desta segunda-feira o ensaio geral para o jogo de estreia na competição com um treino intenso, mas animado e com muitos sinais de saúde e boa-disposição, no palco do duelo desta terça-feira às 20 horas (mais uma na Alemanha), o Leipzig Stadium.
Ao redor do recinto, ainda há pormenores a ser ultimados, pequenas obras de última hora, para que tudo esteja imaculado na hora do apito inicial. Nada que tenha incomodado os exercícios de aquecimento às ordens de Roberto Martínez. As dúvidas que poderiam substistir relativamente a Pepe foram dissipadas - o central que ontem ficou a saber da boca de André Villas-Boas que não continuará como jogador no FC Porto, está bem e aconselha-se. Está no ponto.
Ronaldo, como de costume, chegou na frente do grupo e logo deu início às hostilidades, num treino realizado a alta velocidade e já com muita bola, pelo menos nos 15 minutos à vista da comunicação social.
Para trás ficava a curta viagem de avião ao final da manhã, que levou a comitiva portuguesa de Marienfeld até à cidade da antiga RDA, na qual ainda são visíveis muitas referências, sobretudo arquitetónicas, aos tempos em que a União Soviética tinha influência total sobre esta região da Alemanha.
Apoio, esse, nunca falta. Como se viu desde o primeiro dia, a equipa de CR7, Bernardo, Bruno e Félix não caminhará sozinho neste Europeu e, ao longo do dia desta terça-feira, isso mesmo será, decerto, visível na cidade que acolherá a estreia lusitana na competição. Muitos adeptos, sobretudo emigrantes, só amanhã se deslocarão para Leipzig, a par do que sucederá com os milhares que virão de Portugal.
Na véspera da estreia, esse apoio foi visível e audível nas centenas que se despediram pela manhã da comitiva lusa em Marienfeld e com os cerca de 100, neste caso maioritariamente jovens estrangeiros, alguns com a camisola de Ronaldo, que esperaram a equipa no hotel que a recebeu no centro da cidade da Saxónia. Foi a loucura.