Soucek falou com Poborsky: «Espero que seja o nosso amuleto da sorte»
IMAGO
Foto: IMAGO

EURO 2024 Soucek falou com Poborsky: «Espero que seja o nosso amuleto da sorte»

INTERNACIONAL17.06.202415:12

Capitão da Chéquia espera o golo de 1996 sirva de inspiração para o duelo de 2024

Tomas Soucek tinha apenas um ano de idade quando Karel Poborsky afastou Portugal do Euro 1996 com um inesquecível golo de chapéu a Vítor Baía, mas espera que esse momento inspire a Chéquia no duelo do Euro 2024.

«Falei com o Karel há um minuto. Espero que seja o nosso amuleto da sorte, como em 1996. Esse golo foi algo ao nível do penálti de Panenka. Marcou gerações. Todos recordamos esse golo, ainda hoje vemos o vídeo, e desejamos que amanhã aconteça algo assim», afirmou.

Jogador do West Ham, Soucek acredita ter a confiança dos colegas para travar Bruno Fernandes, que conhece bem da Premier League: «Sei que os meus colegas podem confiar em mim, na minha experiência, ao enfrentar um dos melhores do mundo, mas todos os jogadores têm experiência a este nível. Toda a gente vê a Premier League e sabe como estes jogadores atuam. Toda a gente recebe também vídeos individuais sobre os adversários. Os colegas podem confiar em mim.

O capitão checo foi ainda questionado sobre o vídeo exibido aos jogadores, com mensagens dos filhos a propósito do Dia do Pai, celebrado naquele país a 16 de junho: «Ficas sempre feliz quando vês algo assim. Quando tive a final com o West Ham tivemos um vídeo semelhante. São os nossos familiares, aqueles que mais nos apoiam, e também os mais afetados, pois vamos estar agora um mês de fora. O vídeo foi muito bonito. Vimos todos juntos, e isso deu-nos mais força, saber que jogamos não só por nós, mas por todo o país.»