18 novembro 2023, 20:13
Roberto Martínez: «Primeiro objetivo é fazer história»
Selecionador diz que tentou testar diante do Liechtenstein uma situação que pode surgir no Euro
Técnico falou também sobre o estágio em março e de como defrontar os 'tubarões'
Roberto Martínez tem mostrado flexibilidade na fase de apuramento para o Euro 2024, tanto no esquema tático — alternou entre uma linha com três centrais e uma defesa mais convencional com quatro jogadores — como nas funções que cada jogador desempenha em campo. No corredor esquerdo, João Cancelo e Diogo Dalot têm sido os eleitos do treinador espanhol, que rejeita qualquer tipo de problema pelo facto de ambos serem destros.
«Eu acho que o importante na estrutura do futebol moderno é que precisamos de defender com 11 jogadores, independentemente de quantos defesas tenhamos. Não precisamos de um bom jogador de pé esquerdo na ala esquerda, precisamos de ter boa estrutura defensiva para atacar. Contra o Liechtenstein usámos primeiro João Félix e depois Bruma. Rafael Guerreiro e Nuno Mendes podem fazer esse papel, mas o importante é haver equilíbrio» garantiu o selecionador, revelando ainda que «Raphael Guerreiro está apto, mas talvez não para fazer os 90 minutos».
18 novembro 2023, 20:13
Selecionador diz que tentou testar diante do Liechtenstein uma situação que pode surgir no Euro
O técnico foi convidado a abordar como pensa enfrentar as ditas seleções maiores, os 'tubarões', e se os próximos amigáveis serão uma boa oportunidade para testar a Seleção Portuguesa contra adversários dessa dimensão. «Os jogos amigáveis não são jogos que deem uma leitura real do adversário ou do que podemos fazer» respondeu Martínez vaticinando que «os jogos de março são para preparar a equipa para o europeu». O selecionador disse ainda que «é importante saber o sorteio para poder preparar o jogo de uma forma taticamente correta», mas não acha que «jogar contra equipas ‘maiores’ ajude a crescer». O treinador considera que, no próximo estágio, o mais importante é ter clareza para perceber «que jogadores vão estar entre os 23 na lista final».