Roberto Martínez: «Primeiro objetivo é fazer história»
Selecionador diz que tentou testar diante do Liechtenstein uma situação que pode surgir no Euro
Portugal defronta a Islândia este domingo, no último encontro da Seleção Nacional na fase de apuramento para o Euro 2024. Na conferência de imprensa, Roberto Martínez garantiu que fazer história passou a ser o grande objetivo para o embate com os nórdicos.
«O objetivo mais importante é terminar o apuramento com dez vitórias, para fazermos história. Nos últimos cinco estágios tentámos utilizar o talento individual e contra o Liechtenstein surgiu a oportunidade de experimentarmos usar muitos jogadores de ataque ao mesmo tempo. Pode ser que durante o Euro tenhamos situações de dez ou quinze minutos em que precisemos de algo semelhante. Gostei da disciplina tática e do que vi com tantos jogadores ofensivos. Amanhã será um jogo diferente.»
O técnico espanhol explicou o que significa para si acabar só com vitórias, depois de já o ter feito ao comando da Bélgica: «Significa que é importante criar um ambiente de competitividade e dar clareza. O importante é ter um compromisso individual, jogadores com talento individual no máximo nível e jogar na estrutura coletiva de equipa, foi o que fizemos nos últimos nove jogos. Criar um nível de exigência em que a equipa pode ser consistentemente ganhadora. Não é fácil, porque jogas diferentes momentos durante o ano, precisas de variações, há lesões, e eu gostei muito do compromisso dos nossos jogadores, que mostraram isso mesmo.»