Portugal defronta Hungria nos 'oitavos', a não ser que...
Seleção nacional pode defrontar Eslovénia caso a Chéquia vença a Turquia ou caso a formação das quinas saia derrotada do encontro contra a Geórgia
Com apenas um dia por disputar da fase de grupos do Euro 2024, Portugal já sabe que vai, provavelmente, enfrentar a Hungria, mas este cenário ainda não é 100% certo.
A equipa das quinas já sabe que lugar ocupa na ramificação do torneio, uma vez que, independentemente do resultado no último jogo, frente à Geórgia, já não perde o primeiro lugar do Grupo F. Tendo isto em conta, Portugal enfrenta sempre um dos quatro melhores terceiros lugares, que viriam do Grupo A, B ou C.
Ora, a Croácia, terceiro lugar do Grupo B com 2 pontos, já está fora do Euro, uma vez que a pontuação que logrou já não permite à seleção das balcãs ser uma das quatro melhores a acabar na terceira posição. Sobram a Hungria, terceira classificada do Grupo A com 3 pontos, e a Eslovénia, terceira do Grupo C também com 3 pontos.
A chave predefinida dita que Portugal, à partida, enfrentaria sempre a Hungria neste caso, mesmo que a Eslovénia se qualifique como um dos terceiros melhores lugares.
Ainda assim, caso a Chéquia vença a Turquia na última jornada da fase de grupos, a seleção somaria 4 pontos e passaria a ser uma das melhores seleções no terceiro posto de um grupo, relegando a Hungria para um dos piores terceiros classificados — devido à diferença de golos na comparação com outras seleções em terceiro lugar e com 3 pontos —, perdendo o acesso aos oitavos de final da competição. Neste cenário, de vitória da Chéquia sobre a Turquia, Portugal enfrentaria a Eslovénia nos oitavos.
Há ainda outro cenário em que Portugal não enfrenta a Hungria nos oitavos: caso a Chéquia perca contra a Turquia (ficando com 1 ponto) e a seleção das quinas saia derrotada do encontro contra a Geórgia, esta última somaria 4 pontos, ficando com o lugar da Hungria nos quatro terceiros melhores classificados.