6 junho 2024, 11:11
Um jogador para 15 minutos
A chamada de Pedro Neto à Seleção e algumas semelhanças com o caso de Éder em 2016
Extremo do Wolverhampton afirma que está bem fisicamente para representar a seleção nacional na fase final do Euro 2024 e que teve uma boa temporada no Wolverhampton
Pedro Neto foi o jogador chamado para fazer a conferência de imprensa nesta quinta-feira e falou sobre as duas lesões complicadas que teve durante a temporada, que mesmo assim não tiveram impacto na decisão de Roberto Martínez em convocá-lo para o Euro 2024.
O extremo jogou inclusive no amigável de preparação para essa fase final, na vitória frente à Finlândia, por 4-2, no Estádio José Alvalade, tendo entrado na segunda parte.
Como foi esse período a nível pessoal, onde podia ter em risco esse próximo europeu? Vão ser recebidos pelo presidente, antes da selfie vão prometer ganhar mais um Euro?
É verdade, as lesões em qualquer jogador são sempre difíceis. Infelizmente também foram as minhas primeiras duas lesões musculares, também devido às que tive anteriormente, por ter estado de fora algum tempo. Mas acima de tudo acho que foi uma época positiva para mim, as coisas saíram-me bem, como é óbvio podia ter corrido melhor é verdade, mas acho que todas as épocas são diferentes e acima de tudo sinto-me perfeitamente apto para ajudar a seleção e o mister assim o entendeu e estou aqui para dar o melhor. Portugal sempre que entra para uma competição é para ganhar, como é óbvio.
Estava à espera de ser chamado para o Euro, mesmo tendo apenas 12 minutos jogados em 2 meses?
Eu acho que a esperança está sempre presente, até porque estava a fazer uma época muito boa no clube, como é óbvio, estas duas lesões não foram fáceis de lidar, mas fiz muitas assistências, marquei golos. Quando vim para a seleção, penso que fiz um bom trabalho, o mister ficou contente e agora estou aqui. O que vem de fora acho não tem nada a ver comigo, simplesmente foco-me no meu trabalho e estou de corpo e alma aqui como sempre, e dou a minha resposta como sempre dentro de campo.
Conhece os jogadores croatas, que já defrontou, o que espera neste jogo no Jamor? Portugal não joga neste estádio há 10 anos, é um bom sentimento poderem jogar aqui?
Ainda não falámos da Croácia, mas sabemos da sua qualidade, chegaram a meias-finais do mundial, recentemente, e finais, e já joguei contra eles. Pelos resultados que têm tido sabemos que vai ser um jogo difícil. É sempre especial jogar no estádio nacional e vamos lá para vencer.
Acha que é justo o que se tem dito pela sua chamada e acha que mereceu estar aqui?
Eu acho que cada pessoa tem a sua opinião e achar o que deve achar, mas o que importa no final é que o mister escolhe e essa altura já passou. Ele já escolheu e é isso que nos temos de focar, nos que estão cá. É nisso que estou focado.
6 junho 2024, 11:11
A chamada de Pedro Neto à Seleção e algumas semelhanças com o caso de Éder em 2016
Como te sentiste frente à Finlândia, tiveste aquele susto de uma nova lesão. Como estás fisicamente?
Senti-me muito bem, para ser sincero, senti-me muito fresquinho. Como estive algum tempo parado vou a 200%, porque também tive tempo de descanso, foi a realidade. Foi bom para mim para ganhar ritmo, antes também tive uma semana de preparação, e estou a 200% para enfrentar o Europeu.
Sofreram dois golos contra a Finlândia, como se evita isso? E Rúben e Ronaldo chegam amanhã, a seleção fica mais forte?
São coisas que aconteceram no jogo, estávamos confortáveis no jogo. Eles não tinham criado nenhuma oportunidade no jogo, são coisas que o mister falou e temos de melhorar. Sabemos que não podem acontecer noutras competições. De um momento para outro tiveram uma jogada e a equipa não estava a contar. Acho que o facto de a equipa estar afastada há algum tempo não ajudou e é isso, a tal descontração. O mister sabe dizer o que é. E são dois grandes jogadores de grande qualidade e o que seja para ajudar vem sempre melhorar, não é?
Francisco Conceição foi apelidado de espalha-brasas, partilha essa opinião com Roberto Martínez e como tem sido o seu enquadramento na seleção? Pergunto-lhe por ter sido a mais falada, se por acaso falaram sobre Francisco Trincão?
Já conhecia o Francisco, joguei com ele nos sub-21. Dou-me muito bem com ele, como é óbvio acho que está à vista de todos, ele é um espalha-brasas e é um jogador irreverente também pela idade que tem, jovem, tem muita qualidade. E quanto às conversas que temos uns com os outros, como eu disse, focamo-nos nas pessoas que estão cá e se tivesse algum tipo de conversa também não ia partilhar.
4 junho 2024, 23:27
Defesa-central elogiou jogador do FC Porto, mas também não esqueceu João Neves; atleta do Manchester City marcou primeiro golo do duelo e assumiu braçadeira de capitão, factos que o levaram admitir que viveu «noite especial»