Uma moedinha para o solário ‘self-service’, sff...
O solário self-service de Herzebrock, ali ao lado de Marienfeld, onde se mete uma moedinha e se sai mais bronzeado (foto Miguel Nunes)

Uma moedinha para o solário ‘self-service’, sff...

OPINIÃO01.07.202409:30

Crónica diária de um jornalista no Euro 2024

MARIENFELD — Após 24 anos de jornalismo na área do Desporto, com o privilégio de ter realizado dezenas de reportagens no estrangeiro, devo admitir que já poucas coisas conseguem surpreender-me.

Mas como cada canto e recanto do Mundo pode ser uma caixinha de surpresas, elas continuam, felizmente, a surgir. A última foi a descoberta de uma forma nova e prática de conseguir uma pele bronzeada nestas paragens mais a norte na Europa, onde o sol brilha muitas vezes, mas onde, outras tantas, o céu se fecha e a chuva cai intensamente.

Muitos alemães optam por Portugal, em particular o Algarve, ou pelo sul de Espanha para se estenderem em praias cada vez menos paradisíacas, mas ainda assim belíssimas, voltando a casa dias depois com um bronze de meter inveja aos vizinhos. Há, porém, para quem vive na zona agrícola de Marienfeld, onde se encontra o quartel-general da Seleção, uma solução bem mais barata do que os pacotes de viagem, refeições e estadia num hotel algarvio; e está mesmo ao virar da esquina: um solário (a sério, este rapaz espantou-se com um... solário?!, questionar-se-ão). Pois não é um solário qualquer.

Neste, ao melhor estilo das lavandarias self-service, basta chegar, escolher uma das cabinas e pôr moedas (€3 por cada 15 minutos). Admito que não experimentei, que nestas coisas do bronze,_nada como o método natural...