Jogar dominó com Hugo Viana

OPINIÃO14.10.202410:30

'Para lá da linha' é uma opinião semanal

Lembro-me, quando era pequena, de o telejornal fechar por vezes com esta curiosidade. Um japonês ou um americano tinha estado horas a enfileirar peças de dominó numa grande sala ou pavilhão, para depois dar um toque numa e todas caírem em sucessão, num espetáculo rápido e espetacular, inversamente proporcional à dificuldade de montar as peças, uma a uma.

A saída de Hugo Viana do Sporting, onde estava desde 2018, para o Manchester City, pode ser a primeira peça que cai e desmancha este Sporting. Porém, foi confirmada em menos de uma semana e, segundo os leões, estava a ser tratada «há meses». Um clube poderosamente financeiro poderia ir buscar qualquer diretor desportivo do mundo, o facto de o ter feito no Sporting quer dizer qualquer coisa. Logo se disse que a saída do diretor desportivo, que com o Sporting conquistou sete títulos, pode desequilibrar toda a estrutura e arrastar consigo outras peças importantes, equiparadas aos cromos prateados das cadernetas, como Rúben Amorim ou Viktor Gyokeres.

Se assim for, conseguirá o Sporting recuperar disso rapidamente? Desde logo, o facto de estar «há meses» a ser preparada deixa a entender que sim. Houve tempo para assegurar que a queda de uma peça não ia fazer desmoronar toda a estrutura. Certo é que o cargo de Hugo Viana era tão único, que vai deixar de existir a função de diretor desportivo e entrará Bernardo Morais Palmeiro para diretor geral do futebol.

Por muito olho que Viana tenha tido, creio que Rúben Amorim, entre todas as peças de dominó – sem esquecer o presidente Frederico Varandas –, será aquela que mais falta fará um dia. Claro que já houve um grande Sporting antes dele e haverá depois, mas como já foi falado, até aqui, a figura do treinador, no banco ou na sala de imprensa, marcará um momento e esse ‘depois’ pode estar ao virar da esquina, se o City quiser levar algo mais da ‘fórmula Sporting’. Por fim, Gyokeres. O «Vítor», como lhe chama carinhosamente Amorim, pode ver a porta giratória escancarada pelo elementos da hierarquia e seguir o mesmo caminho, mas outras peças haverá para o substituir.

Sporting: Hugo Viana abre porta a Rúben Amorim no City

12 outubro 2024, 09:30

Sporting: Hugo Viana abre porta a Rúben Amorim no City

Diretor desportivo tem selado acordo com os ‘citizens', que ainda não sabem se Guardiola continua: se o catalão não renovar, português entra na equação... Expectativa na continuidade na estrutura até final da época