Esteve no Benfica e descobriu Gyokeres para o Sporting

Flávio Costa é o coordenador do departamento de ‘scouting’ dos leões e que, juntamente com o novo diretor geral do futebol, Bernardo Morais Palmeiro, vai passar a reportar diretamente a Frederico Varandas. Por causa dele e da sua equipa, o sueco está em Alvalade… mas também Hjulmand, Harder…

Sporting e Manchester City oficializaram a transferência do diretor desportivo Hugo Viana e os leões anunciaram o regresso de Bernardo Morais Palmeiro agora para diretor geral do futebol, mas também que Flávio Costa, diretor de scouting do clube, passa a reportar igualmente diretamente ao presidente Frederico Varandas.

De Bernardo Palmeiro já fizemos o perfil (leia aqui), o mesmo fazemos agora sobre Flávio Costa. E o cartão de visita não podia ser melhor: foi um dos principais responsáveis pela descoberta de… Viktor Gyokeres, supergoleador que revolucionou o ataque leonino, que na época passada marcou 43 golos e que esta temporada, ao fim de 11 jogos, já apontou 12.

Flávio Costa, 39 anos, começou no… Benfica. No eterno rival dos leões iniciou funções como treinador estagiário nos sub-10, ainda futebol 7, em 2008/2009. Nessa mesta temporada passou pelo ABCFoot, escola de Santiago do Cacém, para regressar ao emblema encarnado logo em 2009/2010, para o mesmo cargo que exercera anteriormente. Na época seguinte passou a scout das águias e em 2012/2013 assumiu o cargo de coordenador da secção de scouting, que manteve até 2017/2018.

Seguiram-se o Estoril (2018/2019) e o Famalicão em 2019/2020. A meio da temporada seguinte, a chegada à Academia Cristiano Ronaldo como scout, coordenando o departamento desde 2022/2023, precisamente a época em que um avançado alto e loiro mas nada tosco que jogava no Coventry começou a ser seguido pelos leões. No final da mesma, já Rúben Amorim andava louco pelo goleador que Hugo Viana lhe sugeriu, precisamente seguindo a indicação do departamento de scouting do emblema leonino.

A história que se seguiu toda a gente sabe: a contratação, no verão de 2023, do sueco por 20 milhões de euros, a mais cara contratação da história do Sporting, com resultados extraordinários.

Mas não foi apenas Gyokeres. Hjulmand, por exemplo, também foi indicado pelo departamento coordenado por Flávio Costa, como Rúben Amorim já reconheceu. «O Morten não foi a minha primeira opção quando veio a lista e bendita decisão do scouting, porque é um jogador muito importante para nós. Está cada vez melhor, é um líder da nossa equipa», disse o treinador após o jogo com  o Aves SAD, vitória por 3-0 com o primeiro golo de… Conrad Harder, outra descoberta de Flávio Costa e sua equipa.