Elogios a Hugo Viana: «O Sporting ficou mais transparente, as coisas aparecem feitas»

Presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Futebol, Futsal e Futebol de Praia (ANDIF) considera que a saída do diretor desportivo para o Man. City mostra a evolução no dirigismo nacional

O anúncio de Hugo Viana como diretor geral de futebol do Manchester City a partir de 2025/26, depois de sete épocas no Sporting, é o «reconhecimento público do dirigismo nacional». A convicção é do presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Futebol, Futsal e Futebol de Praia (ANDIF).

«É sinónimo de que o dirigismo está a evoluir, de que os cursos de dirigismo que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a ANDIF estão a fazer estão a dar resultados. É um orgulho que, em conformidade com os jogadores e os treinadores que temos na primeira linha, os dirigentes estejam a fazer o mesmo caminho», afirmou o responsável à agência Lusa.

«A capacidade e a categoria do Hugo Viana mudaram completamente o Sporting. O clube ficou mais transparente. As coisas aparecem feitas. Numa altura que financeiramente nem era boa para o Sporting, ele conseguiu fazer um trabalho excelente, o que nos leva a crer que, nas dificuldades, se fazem grandes clubes quando há grandes homens à frente. O Hugo Viana é um exemplo disso. É uma honra para nós tê-lo como dirigente», sublinhou.

Hugo Viana, 41 anos, vai substituir Txiki Begiristain nos citizens e a vaga deixada em Alvalade será colmatada por Bernardo Palmeiro, que entre 2020 e 2023 prestou assessoria executiva à administração e ao departamento de futebol leonino.