12 outubro 2024, 14:07
Oficial: Hugo Viana no Man. City no final da época
Sporting deixará de ter diretor-desportivo a anuncia mudanças na estrutura
Tem 42 anos e a confiança total de Frederico Varandas
Bernardo Palmeiro é o escolhido pelo Sporting para assumir o papel de homem forte do futebol, oficializada que está a ida de Hugo Viana para o Manchester City, no final da época. Com a saída do antigo jogador, os leões extinguem o cargo de diretor-desportivo e criam o cargo de diretor-geral do futebol para Bernardo Palmeiro ocupar em 2025.
12 outubro 2024, 14:07
Sporting deixará de ter diretor-desportivo a anuncia mudanças na estrutura
O advogado exerceu assessoria executiva à administração SAD do Sporting e ao departamento de futebol, entre 2020 e 2023. Homem da confiança de Frederico Varandas, assumirá, na próxima época, a função de diretor-geral do futebol reportando diretamente ao presidente leonino e irá trabalhar com o atual diretor de scouting, Flávio Costa.
Bernardo Palmeiro é especialista em direito desportivo e durante os três anos em que trabalhou em Alvalade teve um papel preponderante como assessor da SAD leonina para as áreas jurídica e negocial. Trabalhou em estreita colaboração com Frederico Varandas e Hugo Viana em seis janelas de transferências, esteve envolvido em dezenas de transferências de jogadores e negociações com clubes e empresários. No momento da saída destacou os «quatro troféus conquistados incluindo o primeiro título na Liga em 19 anos». Em 2023 saiu «muito satisfeito e orgulhoso por ter contribuído para o ciclo mais bem-sucedido dos últimos anos no clube», proporcionado pela «experiência incrível» que «assinalou uma mudança na carreira profissional» pois «como membro do Departamento de Futebol Profissional, combinava a vertente legal com a de gestão do negócio». É esta abordagem que agrada a Bernardo Palmeiro e na qual se quer destacar.
Finda a ligação ao Sporting, mudou-se para o Rio Ave em julho de 2023, para ser assessor executivo do clube e trabalhar diretamente com a presidente Alexandrina Cruz na complexa entrada de capital privado no emblema de Vila do Conde. Para além da influência no mercado de transferências, Bernardo Palmeiro teve um papel crucial no trabalho desenvolvido com o grupo de Evangelos Marinakis o milionário grego que investiu no Rio Ave e que detém o Olympiacos e o Nottingham Forest.
O futuro diretor-geral do futebol do Sporting deixou de colaborar com o Rio Ave em maio deste ano e esteve envolvido em várias transferências, como foi o caso da de João Palhinha do Fulham para o Bayern Munique por 50 milhões, mais bónus. Destes, o Sporting teve direito a receber mais de 3 milhões.
Bernardo Palmeiro é especialista em direito desportivo e antes de ter a primeira experiência no Sporting esteve dois anos ligado ao Comité Disciplinar da FIFA, já depois de ter sido consultor de projeto no Comité Olímpico Internacional.
Em 2025 o próximo capítulo da carreira de Bernardo Palmeiro vai ser novamente de leão ao peito, com Frederico Varandas a dar-lhe a desafiante missão de ter sucesso numa função crucial desportiva e financeiramente para o Sporting.