Europa atenta aos e-Sports
A indústria dos videojogos considerada vital para a Cultura e Educação
OParlamento Europeu publicou recentemente um relatório sobre e-Sports e videojogos.
A Comissão da Cultura e da Educação (CULT) do Parlamento Europeu sublinha a importância deste setor, visando a necessidade de responder aos desafios de uma indústria em grande crescimento, forte e dinâmica, que tem muitos jogadores (em todo o mundo e, muito em particular, na Europa) e cria centenas de milhares de empregos.
Os deputados do CULT apelam à Comissão e ao Conselho Europeu para que reconheçam o valor, o forte crescimento e o potencial de inovação da indústria de videojogos da União Europeia e desenvolvam uma estratégia europeia a longo prazo.
São sugeridas, por exemplo, isenções das regras de auxílios estatais para investimentos nacionais e mais apoio às pequenas e médias empresas (PME’s) do setor.
A nova estratégia da União Europeia visa promover através dos e-Sports e dos videojogos valores como o fairplay, a não discriminação, a solidariedade, o antirracismo, a inclusão social e a igualdade de género.
É ainda proposto enfrentar desafios como doping e manipulação de resultados, um fenómeno cada vez mais presente neste mundo virtual, colocando ênfase nas apostas desportivas ilegais e na necessidade de dar formação adequada aos jogadores de modo a estar cientes dos riscos que correm, promovendo a ética dos comportamentos e a integridade das competições.
No referido relatório sobre e-Sports e videojogos recentemente publicado pelo Parlamento Europeu, é ainda destacada a importância de existir um adequado enquadramento jurídico da atividade, para que esta atinja o seu potencial máximo.