OPINIÃO Bruno Lage e aqueles cinco segundos para pensar

OPINIÃO09.09.202407:00

´Para lá da linha' ´é uma opinião semanal

Bruno Lage preparou-se bem para a apresentação como novo treinador do Benfica. Entre sábado, quando a saída de Roger Schmidt foi confirmada pelo presidente Rui Costa, e quinta-feira, teve tempo.

Apareceu com atraso em relação à hora marcada, à frente do presidente, confiante. De fato, gravata, bem penteado. Desarmou momentaneamente ao ir pessoalmente cumprimentar parte dos jornalistas. Respondeu a várias perguntas com o assunto estudado: sentia que a sua caminhada no Benfica ainda não tinha acabado; que a equipa ia jogar «o futebol que os adeptos gostem de ver e viram durante muitos anos – ofensivo, dinâmico e divertido, que envolva a bancada».

Menos preparado estaria, talvez, para uma questão mais à frente: como viu as saídas de João Neves, David Neres ou Marcos Leonardo? (Não eram eles dinâmicos, ofensivos?)

Aí começou por repetir a pergunta, clássico truque para ganhar tempo. Arqueou as sobrancelhas, apareceram aquelas rugas inevitáveis na testa. Engoliu em seco. Ganhou cinco segundos antes de responder.

«Como é que vi, não é? Sabe que… Qual é o clube que nos últimos anos tem conseguido manter no quadro os seus melhores atletas?», disse. Saiu-me disparado: o Sporting. O clube campeão nacional segurou Gyokeres, o maior ativo. Manteve Inácio, Diomande, Trincão. Muitos outros haverá.

Sobre Marcos Leonardo, Schmidt dissera uma semana antes que era aposta de futuro do clube, logo do projeto da SAD. Continuou: «O mais importante é olharmos para o plantel e sentirmos que foi feito, está ajustado e é competitivo para aquilo que se avizinha.» Será que está? E depois: «Quando se vê um atleta a deixar a casa é sempre motivo para nos sentirmos realizados». É a formação o principal objetivo do Benfica? Criar garotos de 19 anos para outros clubes virem colher um ano depois de estarem na equipa principal? Isso se lá chegarem.. Ou é o sucesso desportivo? Não era Neres um exemplo de um futebol que envolve as bancadas? Bem sei que Lage tem zero responsabilidade nisto, mas esta resposta, mesmo com 5 segundos para pensar, nem foi um pontapé para a bancada, saiu mesmo do estádio.

Tags: