2024/2025: mãos à obra!
Liga Portugal Betclic de 2024/2025 começa a 9 de agosto, sexta-feira, com o campeão Sporting a receber o Rio Ave (IMAGO)

2024/2025: mãos à obra!

OPINIÃO05.08.202409:15

Uma vez que só volto ao convívio com os leitores dentro de 15 dias, desejo, desde já, boas entradas nos campeonatos profissionais 2024/2025 a todos os Clubes da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal Meu Super – Futebol#NãoPára é o espaço quinzenal de opinião de Vasco Pinho, Diretor Executivo da Liga Portugal

Os inícios de época são sempre especiais. Para os Clubes, com objetivos renovados, para os Adeptos, com novas expectativas, para os Jogadores, Treinadores, Árbitros e demais agentes desportivos, com baterias recarregadas, e, claro, para a Liga Portugal, enquanto organizadora dos Campeonatos Profissionais, sempre apostada em elevar a qualidade do produto, fortalecer a marca e fomentar o crescimento do negócio.

No caso dos campeonatos profissionais, cuja organização é o core business da Liga Portugal (apesar da visão 360 com que encara esta indústria que tem, necessariamente e cada vez mais, de ter uma forte componente de entretenimento), a bola começa a rolar já na sexta-feira, mas a verdade é que os clubes portugueses, pelo menos quatro deles, já iniciaram oficialmente a temporada. Foi o caso do Sporting CP e do FC Porto, anteontem, na Supertaça Cândido de Oliveira (parabéns ao FC Porto pela conquista do primeiro troféu da época!), mas também, antes, do SC Braga e do Vitória SC, na segunda pré-eliminatória da Liga Europa e da Liga Conferência, respetivamente, tendo carimbado com distinção a passagem à fase seguinte.

Saudando desde já ambos os Clubes por esta entrada de pé direito na caminhada da UEFA, com votos de sucesso já para a próxima etapa europeia, votos que se estendem também, obviamente, a Sporting, Benfica e FC Porto, que iniciarão este caminho mais à frente, é precisamente neste ponto que pretendo assinalar o trabalho da Liga Portugal na defesa da competitividade internacional das nossas equipas e, consequentemente, na defesa do ranking da UEFA.

Naturalmente que existem diversos fatores que, conjugados, podem contribuir para aumentar as hipóteses de sucesso, mesmo que o futebol não seja uma ciência exata (se fosse, não moveria tantas paixões), caso da urgente necessidade de diminuição dos custos de contexto para robustecer a capacidade de captação e retenção de Talento dos nossos Clubes ou caso do processo de Centralização dos Direitos Audiovisuais, que se espera que seja um verdadeiro game changer para a nossa indústria.

Naquilo que tem estado, para já, ao seu alcance, a Liga Portugal tem procurado criar as melhores condições de proteção e gestão do esforço dos nossos Clubes que competem nas provas europeias, seja através das condicionantes no sorteio dos calendários, seja na redução da Taça da Liga Allianz CUP de 37 para 7 jogos (em resposta à maior densidade de jogos europeus a partir desta época, com a reformulação dos quadros competitivos da UEFA), seja no mínimo de 72 horas de descanso antes dos compromissos europeus (note-se que os tempos médios de descanso das equipas portuguesas são dos maiores a nível europeu). É este o caminho.

Uma vez que só volto ao convívio com os leitores dentro de 15 dias, desejo desde já boas entradas nos campeonatos profissionais 2024/2025 a todos os Clubes da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal Meu Super. E que o lema que norteia esta temporada esteja sempre presente dentro e fora do campo: «O Futebol que nos Une!».