Liga Sorteio da Liga e Liga 2 a 5 de julho
Os sorteios dos calendários da Liga e Liga 2 da época 2023/24 – que terão início, com a 1.ª jornada, a 13 de agosto - serão realizados a 5 de julho, enquanto o calendário das duas primeiras fases da Taça da Liga será sorteado pelo organismo liderado por Pedro Proença dois dias antes, a 3 de julho, anunciou na tarde desta terça-feira a instituição, em nota enviada às redações, ainda sem local e hora definidos.
A Liga recorda que «a época 2022/23 termina oficialmente a 30 de junho, conforme o Regulamento das Competições» e revela que a Taça da Liga será de novo a prova a dar o pontapé de saída na nova temporada dos campeonatos profissionais.
A primeira fase da ‘Allianz Cup’ arrancará dentro de pouco mais de um mês, a 22 de julho, e será, de acordo com as alterações aprovadas ao novo modelo competitivo, disputada «a um único jogo pelos clubes participantes na Liga Portugal Bwin [Liga] e na Liga Portugal SABSEG [Liga 2], com a exceção dos seis clubes primeiros classificados na época anterior da Liga Portugal Bwin [nessa condição isentos desta fase]».
Já a segunda fase da Taça da Liga «será disputada pelas equipas apuradas da primeira fase, mais as duas equipas da Liga Portugal Bwin [Liga] classificadas em quinto e sexto lugares na época anterior, também num jogo. a uma mão», esclarecem.
De acordo com as datas já disponibilizadas pela Liga, os campeonatos da Liga e Liga 2 vão terminar a 19 de maio de 2024 (34.ª jornada da Liga), com o ‘play-off’ agendado, a duas mãos, para 25 de maio e 2 de junho de 2024.
A final da Taça de Portugal será a 26 de maio de 2024, enquanto na quadra natalícia, e no que à Liga respeita, 18 clubes irão disputar a 14.ª jornada a 17 de dezembro (um domingo) e, ainda antes de 2024, de 28 a 30 de dezembro do corrente ano (de quinta-feira a sábado) está agendada a 15.ª jornada da Liga. Nas datas avançadas neste dia, a 16.ª jornada da Liga será jogada a 7 de janeiro, um domingo.
Recorda a Liga, desde já, que «estes sorteios estarão sujeitos a condicionantes sob prévia aprovação da Comissão Permanente de Calendários, tais como segurança e situação geográfica, assim como o equilíbrio sobre as restantes competições oficiais, nomeadamente no que diz respeito aos participantes nas competições europeias».