Famalicão: contribuiu para o inédito título de juniores e agora cumpriu «um sonho» na elite
Leonardo Oliveira realizou o primeiro jogo no contexto profissional. Desaire com o Estoril 'ensombrou' o momento, mas ponta de lança deixa a promessa de que a equipa vai continuar a trabalhar para que «melhores resultados venham»
Dia 1 de dezembro de 2024. Estádio António Coimbra da Mota. Estoril-Famalicão. Minuto 60: Leonardo Oliveira era lançado por Armando Evangelista. O que seria, em condições normais, apenas e só uma substituição do treinador dos minhotos, foi, afinal, (muito) mais que isso. Porque o momento marcou a estreia profissional do jovem ponta de lança.
Nascido na Suécia, mas também com nacionalidade portuguesa, Leonardo Oliveira rumou ao futebol luso na época 2018/2019. Nessa fase do processo de formação esteve ligado ao FC Porto - passou também pela Dragon Force e pelo Padroense - tendo rumado a Vila Nova de Famalicão em 2021/2022.
Depois de passar pelos juvenis e pelos juniores do Famalicão - onde continuou a demonstrar a sua veia goleadora e deu um forte contributo para o inédito título de campeão nacional de sub-19 conquistado pelos famalicenses na época 2022/2023 - , o ponta de lança passou a ser figura de proa nos sub-23 do emblema minhoto, inclusivamente na temporada em curso.
O salto para a equipa principal estava perto de acontecer e... aconteceu. Ontem. No Estoril. Armando Evangelista não teve pejo em lançar Leonardo Oliveira numa fase em que o Famalicão estava em desvantagem no marcador (1-2) e quando no banco tinha até um outro ponta de lança (bem) mais batido nestas andanças, caso de Mario González - o espanhol também foi chamado a jogo, mas já nos últimos instantes.
1 dezembro 2024, 19:01
Canarinhos cantam mais alto em jogo 'sem' Fama (crónica)
Ian Cahtro alterou o sistema e ganhou a aposta; minhotos muito abaixo das expectativas
É certo que o internacional sub-17, sub-18 e sub-19 pela Suécia não conseguiu ajudar a equipa a dar a volta ao texto, mas na retina ficaram algumas movimentações que no futuro, com mais rotinas na elite famalicense, podem vir a permitir-lhe ter mais minutos de competição e, quiçá, golos.
No dia seguinte ao momento memorável, Leonardo Oliveira não escondeu o orgulho que sentiu na tarde de ontem, na Amoreira, deixando a promessa de que a equipa vai continuar a trabalhar nos limites para regressar o quanto antes aos bons resultados.
«Estou muito feliz por ter feito a minha estreia como jogador de futebol profissional em @ligaportugal com estas cores ontem à noite. Tem sido um sonho desde que me mudei para Portugal quando tinha 12 anos. Não era o resultado que esperávamos mas continuaremos a esforçar-nos para que melhores resultados venham. Obrigado a todos que tornaram isto possível, vocês sabem quem são!», escreveu o jovem ponta de lança, nas suas redes sociais.