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Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull, salientou que o desempenho fraco nas curvas de alta velocidade e nas bermas e o uso de túnel de vento antigo estão na base do problema
Apesar de ainda liderar o Mundial de Fórmula 1, tanto no campeonato de construtores como no de pilotos, com Max Verstappen, a quebra de rendimento da Red Bull tem gerado alguma surpresa e já existe dentro da equipa austríaca quem tenha identificado os problemas.
Pierre Waché, diretor técnico da equipa austríaca, revelou à Motorsport que tem sido bastante dececionante o desempenho do carro e que o aproximar da McLaren e da Mercedes está relacionado com o desempenho aquém nas curvas de alta velocidade e nas bermas.
«Especialmente nas curvas de alta velocidade, esperávamos um pouco mais do que aquilo que obtivemos. Sem pensar na competitividade do carro, apenas com base nas nossas próprias referências, esperávamos um pouco mais com as nossas ferramentas. Nas bermas somos claramente fracos, mas já éramos fracos no ano passado. Contudo, não creio que não tenhamos conseguido a melhoria desejada nesse domínio», começou por admitir o francês, acrescentando que foi ainda identificado uma lacuna no túnel de vento.
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«Estamos a utilizar um túnel de vento bastante antigo e isso pode também dever-se à capacidade reduzida em mudar pelo nossa posição no campeonato e ao facto de este ser o terceiro ano com este tipo de regulamentos», acrescentou.
Depois de identificados os problemas com a Red Bull, Pierre Waché falou sobre a concorrência e salientou que esperava que o aproximar na tabela classificativa fosse realizado mais cedo: «Esperávamos que os adversários chegassem mais cedo, para ser sincero. Quando começámos a época de 2022, não tínhamos o carro mais rápido, esse era o da Ferrari. Em 2024, esperávamos que a competição estivesse mais presente desde início, porque o desempenho seria sempre limitado com estes regulamentos. Após as primeiras quatro ou cinco corridas, os outros voltaram, talvez um pouco tarde, mas esperávamos isso desde o início.»
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Por fim, diretor técnico da Red Bull alertou que, se os regulamentos atuais permanecerem, é espectável que a proximidade aumente até ao fim da temporada.
«As limitações desses regulamentos são bastante significativas e, se eles permanecerem estáveis, então é quase certo que os outros vão se aproxima», concluiu.
No momento da presente temporada, são apenas 42 os pontos que separam a Red Bull da McLaren no campeonato de construtores. Quanto aos pilotos, Max Verstappen lidera com 277 pontos, mais 78 do que o atual vice, Lando Norris.
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