Oficial: Adrian Newey assina pela Aston Martin
Designer britânico começa a trabalhar com a equipa em março de 2025
Adrian Newey foi esta terça-feira oficialmente anunciado pela Aston Martin, depois de, em maio, ter colocando fim a uma ligação de 19 anos com a Red Bull,.
Como previsto pela imprensa internacional especializada em Fórmula 1, o anúncio aconteceu antes do Grande Prémio de Azerbeijão, que se realiza este fim de semana, no circuito da cidade de Baku.
Adrian Newey, 65 anos, começará a trabalhar com a Aston Martin em março do próximo ano, já no início da nova temporada, tendo como pilotos o espanhol Fernando Alonso e o canadiano Lance Stroll.
«O designer britânico começará a trabalhar na sede da equipa em Silverstone a partir de 1 de março de 2025, assumindo um novo papel como Managing Technical Partner», anunciou a equipa.
«Senti que precisava de um novo desafio. E no final de abril decidi que queria fazer algo diferente», referiu o engenheiro na apresentação com a equipa de Lawrence Stroll.
A contratação do engenheiro aerodinâmico é mais um passo no atrair de talento de topo na F1, num ano em que já anunciou Andy Cowell, antigo responsável pelas unidades de potência da Mercedes, e Enrico Cardile, diretor técnico do chassis da Ferrari.
Newey chega com 13 títulos de pilotos e 12 de construtores sob o seu nome e é considerado o maior especialista em aerodinâmica depois de ter criado o carro mais dominante da história, com o qual a Red Bull venceu 21 das 22 corridas em 2023.