Lando Norris: «2023 foi o meu melhor ano»
Piloto da McLaren considera que melhorou capacidade de adaptabilidade em diferentes condições de corrida
O ano de 2023 para a McLaren pode ser contado em duas partes: na primeira, os ‘papayas’ lutavam por entrar no top-10, mas sensivelmente a meio da temporada, protagonizaram uma grande recuperação. Juntamente com Mercedes e Ferrari, a equipa britânica rivalizou com o dominante carro da Red Bull. Lando Norris ajudou a equipa a chegar à quarta posição do Mundial com sete pódios na época. Para o inglês, este foi o seu «melhor ano».
«Enquanto equipa, penso que também foi o nosso melhor ano. Acho que muito se deve às razões óbvias - o sucesso que conseguimos ter depois do início que tivemos», sublinhou o piloto de 24 anos.
«Penso que houve muitos desempenhos fantásticos, tanto em termos de resultados como de boas prestações. O Grande Prémio do México foi provavelmente o ponto alto», destacou Norris ao site Motorsport, referindo-se à prova na qual começou em 17.º lugar e terminou em 5.º.
O diretor geral, Andrea Stella já tinha elogiado o seu pupilo também ao mesmo jornal, apontando as suas capacidades «em entender o carro, o estado dos pneus e a adaptação às condições» como os pontos fortes. Ainda assim, o inglês afirma que não está totalmente confortável com o monolugar.
«Ainda não me sinto muito à vontade todos os fins de semana. Chegava a pensar 'o carro vai fazer isto’ e metade das vezes não o faz», acrescentou, no entanto, considera que a adaptabilidade a diferentes condições foi algo que melhorou.
«Independentemente das condições, se estava calor ou frio, se o carro era muito rápido ou menos responsivo, se a configuração do carro estava onde eu queria ou não, eu podia sempre tirar o máximo partido de qualquer situação em que estivesse. Acho que foi isso que melhorei este ano. Ser capaz de me adaptar a todos estes cenários», concluiu.
Lando Norris é piloto da McLaren desde 2019, tendo arrecadado 13 pódios e 603 pontos, em 104 corridas. Na última temporada, terminou o Mundial no sexto lugar com 205 pontos.