Fãs expulsos da sessão de treinos do Grande Prémio de Las Vegas
Fim do turno de agentes de segurança forçou a saída dos adeptos presentes nas bancadas
Os fãs presentes nas bancadas do Grande Prémio (GP) de Las Vegas de Fórmula 1 foram forçados a sair no início da segunda sessão de treinos, por volta da 2.30 da madrugada, devido à necessidade de fazer reparos na pista. De acordo com uma publicação da organização da corrida, que a evacuação deveu-se «a questões de segurança».
«Dado o adiantado da hora e as preocupações logísticas relativamente à retirada segura dos fãs e funcionários para fora do circuito, o LVGP tomou a difícil decisão de fechar as zonas de fãs antes do início dos segundos treinos Livres», lê-se na página X do GP de Las Vegas.
Esta publicação surgiu depois de outra já ter sido apagada anteriormente que referia «questões de logística» como a principal razão.
«Devido a considerações logísticas para os nossos fãs e para o nosso pessoal, decidimos encerrar todas as áreas de fãs do Grande Prémio de Las Vegas à 1h30 da manhã. Estamos ansiosos por dar as boas-vindas aos fãs ainda hoje para as emocionantes sessões de FP3 e de qualificação», pode ler-se no agora apagada comunicado.
De acordo com Erik Van Haren, repórter neerlandês presente no GP, a razão para a expulsão dos presentes teve que ver com «rigorosas regras sindicais».
A versão foi confirmada pelo jornal online Motorsport, que detalhou o principal motivo com o fim dos turnos dos agentes de segurança, uma vez que as bancadas não podem estar abertas sem a presença dos mesmos.
A primeira sessão de treinos foi cancelada depois de Carlos Sainz danificar o fundo do monolugar, obrigando ao ao atraso do segundo treino.
Leia aqui o comunicado na íntegra:
«Não há maior prioridade numa corrida de Fórmula 1 do que a segurança dos pilotos, dos adeptos e do pessoal. Na sequência do incidente de ontem à noite envolvendo uma tampa de válvula de água, o Grande Prémio de Las Vegas de F1 e a FIA decidiram tomar precauções adicionais para garantir a integridade da pista antes do recomeço da corrida. Estas medidas adicionais exigiram várias horas para serem totalmente concluídas, o que levou a um atraso significativo no calendário da corrida. Dado o adiantado da hora e as preocupações logísticas relativamente ao movimento seguro dos fãs e funcionários para fora do circuito, o LVGP tomou a difícil decisão de fechar as zonas de fãs antes do início dos Treinos Livres 2. Com uma ronda completa de treinos concluída com sucesso, a LGVP espera proporcionar um fim de semana de corrida seguro e divertido para todos.