24 janeiro 2024, 13:00
O novo (e estranho...) nome da AlphaTauri
Segunda equipa da Red Bull vai passar a chamar-se Visa Cash App RB
Próxima temporada começa no final de fevereiro, mas antes disso são apresentados os monolugares dos dez construtores em competição
O primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 de 2024 vai começar no dia 29 de fevereiro, em Bahrein e uma semana antes (21 de fevereiro) dão-se os testes inaugurais da nova temporada. Com o aproximar das datas, todos os dez construtores anunciaram já o dia de apresentação do novo monolugar e o primeiro a dar a conhecer o novo carro é a Haas.
Foi a última organização a anunciar a data, mas é a que mais cedo vai mostrar o VF24, no dia 2 de fevereiro, às 14 h de Portugal. Já com o novo chefe de equipa, Ayao Komatsu - que substituiu Guenther Steiner no cargo -, o construtor norte-americano vai procurar melhorar o 10.º lugar que registou na época de 2023. A dupla de pilotos não sofreu alterações - e o mesmo se aplica a todas as restantes equipas -, por isso, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg vão conduzir o VF24.
Será o primeiro ano do grupo Sauber com o novo nome (Stake Kick Sauber) e desta forma, está a ser preparado um novo 'visual' que alinha com os novos principais patrocinadores (plataforma de streaming KICK e a Stake), para o C44. De acordo com as pistas, espera-se que as cores predominantes passem a ser o verde fluorescente e o preto, mas tudo ficará esclarecido no dia 5 de fevereiro, cujo evento vai ter lugar em Londres, com a presença dos pilotos Valtteri Bottas e Zhou Guanyu.
A Williams escolheu a mesma data que a Stake Kick Sauber, mas optou por Nova Iorque para revelar o FW 46. Depois de uma época em que alcançaram o sétimo lugar, o histórico construtor britânico está em processo de reconstrução na expetativa de alcançar os lugares cimeiros do desporto motorizado. Ainda assim, o chefe de equipa James Vowles não espera que seja este o ano do 'salto' da Williams. Alexander Albon e Logan Sargeant voltam a fazer dupla para a época de 2024.
Os atuais regulamentos de construção de carros entraram em vigor em 2022 e nesse ano, a Alpine mostrou se a quarta melhor equipa. No entanto, em 2023 o desenvolvimento da McLaren e da Aston Martin foram de tal forma evidentes que ultrapassaram o construtor francês na classificação, tendo sido relegados para o sexto lugar do Mundial. Assim, Pierre Gasly e Esteban voltam a formar parceria e esperam que o monolugar de 2024, apresentado a 7 de fevereiro, condiga com as expetativas gaulesas.
Tal como a Stake Kick Sauber, a equipa satélite da Red Bull, antes conhecida como AlphaTauri, também apresentou novo nome - chama-se agora Visa CashApp RB - e no dia 8 de fevereiro apresentará o novo carro, que vai ser pilotado por Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, mas cujo nome é ainda desconhecido.
24 janeiro 2024, 13:00
Segunda equipa da Red Bull vai passar a chamar-se Visa Cash App RB
Nada se alterou relativamente à Aston Martin. Lance Stroll e Fernando Alonso continuam a ser os pilotos do construtor, mas para 2024 vão procurar voltar à forma que registaram no início de 2023, na qual arrecadaram seis pódios em oito GP (todos de Fernando Alonso). O AMR24 vai ser revelado no dia 12 de fevereiro, em Silverstone.
Em 2023, o construtor de Maranello escolheu o dia dos namorados para dar a conhecer o SF-23, mas para 2024 antecipou o momento em um dia. Sem vencer um campeonato desde 2007 - Kimi Räikkönen foi o último a ganhar um Mundial de Condutores - a Ferrari sabe que vai poder contar com Charles Leclerc para «além da temporada de 2024», mas Carlos Sainz ainda não renovou contrato.
25 janeiro 2024, 14:45
Contrato do monegasco era válido até final desta época
A McLaren, juntamente com a Aston Martin, foi uma das equipas que mais bem se desenvolveu no curso da passada época, chegando muitas vezes a rivalizar a Red Bull nos GP, e conseguiu mesmo vencer uma corrida sprint por meio de Oscar Piastri. Assim, as expetativas para fazer ainda melhor em 2024 são grandes e o MCL38 será o monolugar que permitirá Lando Norris e Oscar Piastri desafiar a equipa de Max Verstappen e Sergio Pérez. A pintura já é conhecida, mas só no dia 14 de fevereiro é que se dá a apresentação oficial.
Desde que os novos regulamentos entraram em vigor (2022), a Mercedes apenas conseguiu vencer uma corrida em 44 - George Russell no GP de São Paulo de 2022 -, e muito em parte devido ao conceito do W13 e W14. Desta forma, em 2024, a equipa liderada por Toto Wolff já mudou a filosofia do W15, com a esperança de voltar a ser mais competitiva. Lewis Hamilton, que renovou por mais dois anos, e George Russell voltam a ser a dupla de pilotos do construtor.
Vai ser difícil superar os resultados históricos que a Red Bull alcançou na época transata. Max Verstappen sagrou-se tricampeão mundial ao vencer 19 das 22 corridas. O construtor de Milton Keynes venceu pela primeira vez o Mundial de Pilotos e o de Construtores, simultaneamente e, como se não bastasse, fê-lo com ambos os pilotos a terminarem no 1.º e 2.º lugares. Mas também não precisa de melhorar. O objetivo passa por revalidar ambos os títulos e assim, no dia 15 de fevereiro, é conhecido o RB20.