Sinner atinge 1.ª final em relva e marca encontro com especialista da superfície
Número um mundial derrotou Zhizhen Zhang num equilibrado encontro de serviços, em Halle; Hurkacz superou Alexander Zverev e vai enfrentar número um mundial
Pela primeira vez na carreira, Jannik Sinner atingiu a final de um torneio jogado em relva. E foi de forma (algo) mais controlada do que as rondas anteriores que o número um mundial conseguiu este feito, uma vez que, também pela primeira vez neste torneio, não cedeu qualquer set.
Contra o tenista chinês Zhizhen Zhang (42.º ranking masculino), o italiano precisou apenas de dois parciais para vencer (6/4 e 7/6 [7-3]), mas nem por isso teve tarefa fácil. Num encontro bastante equilibrado, o transalpino só teve uma oportunidade para quebrar o serviço asiático e aproveitou-a num momento crucial do primeiro parcial, uma vez que ficou a vencer por 5/4 e no seu jogo de serviço adiantou-se no marcador.
E no segundo, deu-se um braço de ferro entre os dois semifinalistas, ambos muito sólidos no serviço, vencendo 80% dos pontos na primeira pancada. Porém, no desempate, voltou a valer a frieza de Sinner, subindo de rendimento quando precisava, fator que desequilibrou a partida para o seu lado e transformou-se na vitória em dois sets.
O jogador de 22 anos alcançou assim a 18.ª final como profissional, sendo esta a primeira em relva, superfície na qual o seu melhor resultado era a meia-final atingida em Wimbledon 2023, quando perdeu para Novak Djokovic.
Hurkacz supera 'vice' de Roland-Garros
Antes do triunfo de Sinner, Hubert Hurkacz subiu ao relvado para derrotar o vice-campeão de Roland-Garros e n.º 4 mundial, Alexander Zverev.
O polaco, que vai atingir a melhor posição da carreira na próxima atualização do ranking (7.º), voltou a mostrar que é muito perigoso em relva, muito por mérito do seu forte serviço e, ao disparar 17 ases, em apenas uma hora e 33 minutos de encontro, impôs-se ao germânico em dois sets (7/6 [7-2] e 6/4).