Volta ao Algarve: Daniel Martínez bate Evenpoel e ganha no Alto da Foia
Daniel Martínez foi mais forte do que Remco Evenpoel na chegada à Foia (Volta ao Algarve)

Volta ao Algarve: Daniel Martínez bate Evenpoel e ganha no Alto da Foia

CICLISMO15.02.202417:28

Vencedor da prova em 2023 surpreendeu o belga ao sprint e é o novo camisola amarela

Daniel Martínez gosta mesmo dos ares (e dos altos) do Algarve. O ciclista colombiano da BORA-hansgrohe foi o mais forte de um grupo de 12 ciclistas que entrou junto no último quilómetro da meta colocada no Alto da Foia (contagem de primeira categoria), atacou a cerca de 200 metros do final e só Remco Evenpoel (Soudal–Quick-Step) o conseguiu acompanhar, não impedindo Martínez de conquistar a 2.ª etapa, em 4h40m20s.

O campeão belga, outro grande apreciador do Algarve como provam as duas conquistas da prova, e provavelmente o maior favorito à conquista da volta algarvia, contudo, não teve pernas para contrariar o ataque de Martínez, que assim assume a camisola amarela, com menos quatro segundos do que Evenpoel, graças à bonificação pelo triunfo.

Sepp Kuss (Team Visma-Lease a Bike) cortou a meta no terceiro lugar, a seis segundos do duo da frente, e agarrou por isso o útimo lugar no pódio da classificação geral, a 12 segundos do líder.

O melhor português foi António Morgado (UAE- Team Emirates), que chegou 18 segundos depois do vencedor da tirada, num terceiro mini-grupo, após a quebra provocada pelos ataques no último quilómetro. O português fecha o top-10 da classificação geral, a 28 segundos de Daniel Martínez e passou a ser também o líder da juventude, o que o fará ir para a estrada nesta sexta-feira com a camisola branca.

A 3.ª etapa vai ligar Vila Real de Santo António a Tavira, num total de 192,2 km, num percurso tendencialmente plano.