Portugal estreia-se com vitória gorda no Mundial
Seleção Nacional derrotou o México por 8-2 e soma os primeiros três pontos no Grupo D; primeiro período avassalador dos comandados de Mário Narciso; Léo Martins apontou cinco golos
Portugal estreou-se esta sexta-feira no Mundial do Dubai, Emirados Árabes Unidos, com um triunfo convincente por 8-2 frente ao México, somando os primeiros três pontos no Grupo D
No 1.º período, a equipa portuguesa entrou com uma pressão alta sobre o adversário e a estratégia surtiu efeito. Bê Martins recuperou a bola na primeira fase de construção mexicana e serviu de bandeja para o irmão Léo Martins, que limitou-se a empurrar o esférico para o fundo das redes. O início sublime da Seleção Nacional foi reforçado, pouco tempo depois, com um segundo tiro certeiro, desta feita por Bê Martins.
O terceiro golo surgiu através de uma grande penalidade cometida por Pabel Montes, que viu o cartão vermelho direto pelo lance. Na cobrança do castigo máximo, Léo Martins bisou na partida. O conjunto de Mário Narciso continuava com o pé no acelerador e chegou à 'manita' ainda antes do intervalo, através de André Lourenço, num pontapé de bicicleta, e de Jordan Santos a concluir uma boa jogada coletiva.
No 2.o período, Léo Martins apontou o terceiro golo da conta pessoal a passe do guarda-redes Pedro Mano, em estreia pela equipa das quinas. Apesar da desvantagem, o México não deixava de colocar a baliza portuguesa em sentido, mas Pedro Mano ia mantendo a baliza inviolável com defesas de grande nível.
No 3.º e último período, o México reduziu distâncias por Hector Acevedo, numa bicicleta espetacular sem hipóteses para Rúben Regufe, que entrou para o lugar de Pedro Mano. O golo sofrido despertou a equipa portuguesa, que voltou a atacar a baliza adversária, com finalizações certeiras do suspeito do costume: Léo Martins saiu do encontro com cinco golos apontados.
O último golo da partida pertenceu ao México, autoria de Ramon Maldonado, que fixou o resultado final.
Portugal volta a entrar em ação, este domingo, frente ao Brasil (17h portuguesas). Os dois primeiros classificados ficam apurados para os quartos de final (22 de fevereiro), com o agrupamento do conjunto nacional a cruzar com o Grupo C, composto por Senegal, Bielorrússia, Colômbia e Japão.