NBA Perder de propósito? NBA investiga 'conveniência' de poupanças nos Mavericks
A NBA vai investigar os Dallas Mavericks por ter poupado vários jogadores importantes na última sexta-feira frente aos Chicago Bulls. O organismo desconfia da intenção de perder para assegurar o 10.º lugar na escolha no Draft 2023.
No último jogo a equipa atuou sem Luka Doncic e Kyrie Irving, por exemplo, e foi derrotada pelos Chicago Bulls, ficando sem hipóteses de ir aos play-off, ao ficar na 12.ª posição da Conferência Oeste.
«A NBA abriu uma investigação aos fatos e circunstâncias envolvendo a formação da equipa e as decisões de jogo tomadas pelo Dallas Mavericks durante o jogo com os Chicago Bulls, incluindo os motivos por trás dessas ações», disse o porta-voz da NBA, Mike Bass, em comunicado.
O técnico do Mavs, Jason Kidd, dissera que descansar a maior parte dos 'regular' foi uma «decisão organizacional», atribuindo a escolha ao proprietário Mark Cuban e ao diretor geral Nico Harrison.
O boletim da equipa deu descanso a Kyrie Irving (recuperação de lesão no pé direito), Tim Hardaway Jr. (dor no tornozelo esquerdo), Josh Green (descanso), Maxi Kleber (recuperação de lesão no tendão da coxa direita) e Christian Wood (descanso). Luka Doncic jogou os primeiros 12 minutos.
As regras da liga incluem medidas contra o chamado 'tanking', que dizem que um proprietário não pode «tentar perder de propósito ou controlar o marcador».
O Mavericks não foram os únicos a poupar os seus melhores jogadores na sexta-feira, já que vários clubes que disputam os play-offs descansaram as estrelas para evitar o risco de lesões, mas a NBA suspeita que a equipa de Dallas tentou deliberadamente proteger a posição no próximo draft da NBA.
Por outro lado, esta não é uma novidade no que se refere aos Mavs e ao dono Mark Cuban, que em 2018 foi condenado a uma multa de 600 mil euros por admitir que a equipa tinha perdido de propósito.
Na temporada 2017/2018, a franquia foi eliminada e, no draft seguinte, conseguiu selecionar Trae Young com a quinta escolha geral. Young foi então negociado com o Atlanta Hawks, que escolheu Doncic como a terceira escolha, enviando o esloveno para o Mavericks.
Este ano, a equipa deve uma 10.ª escolha geral protegida ao New York Knicks como pagamento final pela troca de Kristaps Porzingis em 2019. Mas com a eliminação na temporada regular não terão de a ceder.