Hoquista amputa dedo para participar nos Jogos Olímpicos
Matt Dawson
Foto: IMAGO

Hoquista amputa dedo para participar nos Jogos Olímpicos

JOGOS OLÍMPICOS20.07.202411:53

Australiano Matt Dawson partiu o dedo anelar da mão direita e havia dúvidas em relação à sua participação nos Jogos de Paris

Os Jogos Olímpicos são o sonho de qualquer atleta e há quem vá ao extremo para assegurar a participação nesta competição. É o caso do hoquista australiano Matt Dawson que, para garantir a presença nos Jogos de Paris deste verão, decidiu... amputar o seu dedo.

Tudo começou quando Dawson partiu o dedo anelar da mão direita, o que pôs em causa a participação nos Jogos Olímpicos. Assim, o jogador de 30 anos, que conquistou a medalha de prata em Tóquio 2020, optou por amputar a parte afetada em vez de a engessar, estando, assim, apto para jogar em Paris, dentro de uma semana.

«Tomei uma decisão informada com o cirurgião plástico da altura, não só para ter a oportunidade de jogar em Paris, mas também para a vida depois. A melhor opção foi retirar a parte superior do meu dedo. É uma pequena mudança neste momento e um desafio emocionante, acho eu», disse Dawson ao 7NEWS.

«Não tive muito tempo para tomar a decisão. Tomei a decisão e depois telefonei à minha mulher e ela disse-me: 'Não quero que tomes uma decisão precipitada', mas tinha toda a informação de que precisava para tomar a decisão, não para Paris, mas para a vida depois. Espero que não demore muito tempo a voltar à forma», acrescentou.

Ainda assim, Dawson minimizou a sua decisão extrema: «Há muitos outros problemas e outras pessoas com outras coisas nas suas vidas que são maiores do que perder um dedo, por isso tenho muita sorte por ser apenas um bocadinho do meu dedo.»