Ginasta japonesa dispensada dos Jogos Olímpicos por fumar e beber
Shoko Miyata (IMAGO / AFLOSPORT)

Ginasta japonesa dispensada dos Jogos Olímpicos por fumar e beber

MODALIDADES19.07.202421:34

Shoko Miyata, capitã da equipa nipónica de ginástica artística, vai ser afastada da competição depois de violar o código de conduta e a lei japonesa

A ginasta japonesa, Shoko Miyata, capitã da equipa nipónica feminina de ginástica artística do Japão, foi dispensada pela comitiva do seu país dos Jogos Olímpicos de Paris. A razão é, no mínimo, insólita, já que Miyata foi afastada depois de ter sido apanhada a beber álcool e a fumar.

A justificação para tal decisão, segundo informa a AFP, é que a ginasta violou o código de conduta da equipa e até as próprias leis do país ao praticar esta ação. Segundo a lei japonesa, é ilegal fumar e consumir álcool com menos de 20 anos de idade. Shoko Miyata tem 19 anos.

Segundo o secretário-geral da Federação de Ginástica do Japão, a atleta foi apanhada a fumar num evento privado, no final de junho e a beber álcool numa sala do centro de treinos da comitiva japonesa. Miyata regressou ao Japão na quinta-feira depois de deixar o campo de treinos da equipa no Mónaco. A seleção feminina nipónica vai agora competir com quatro atletas em vez de cinco.

O treinador pessoal de Miyata, Mutsumi Harada lamentou o ocorrido e afirmou: «Ela estava a passar por dias muito sobrecarregados e com muita pressão. Eu imploro para que as pessoas entendam isso.»