Vídeo: depois da ministra, presidente da câmara de Paris também nadou no Sena
Anne Hidalgo nadou no Sena
Foto: IMAGO

Vídeo: depois da ministra, presidente da câmara de Paris também nadou no Sena

JOGOS OLÍMPICOS17.07.202409:58

Faltam 10 dias para o início dos Jogos Olímpicos

Depois de a ministra do Desporto francesa, Amélie Oudéa-Castéra, ter tomado banho no rio Rio Sena, no último sábado, a menos de duas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Paris, esta quarta-feira foi a vez da presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, a 10 dias de começarem os Jogos.

Hidalgo, que o havia prometido em janeiro, entrou na água com o ex-canoísta francês e  presidente do comité organizador de Paris 2024, Tony Estanguet, a fim de demonstrar mais uma vez que a água do rio da capital francesa está própria para a realização das provas de natação e triatlo, mas também a cerimónia de abertura.

A presidente da câmara entrou de fato – mas sem touca de mergulho, como fizera a ministra – e deu até algumas braçadas de crawl para colocar a cabeça debaixo de água.

«É uma alegria. Estava fresca, mas não fria de todo. Já nem queríamos sair», disse a Presidente da Câmara ao sair da água. A autarca fez questão de sublinhar o trabalho realizado ao longo de quatro anos para limpar o Sena e torná-lo apto a ser nadado para as provas olímpicas de natação livre. «Sem os Jogos, não o teríamos feito», sublinhou.

Anne Hidalgo e Tony Estanguet (Imago)

«Após 100 anos de proibição, os atletas vão mergulhar dentro de alguns dias! Todos os parisienses poderão mergulhar já no próximo verão», afirma a Câmara Municipal de Paris no X. É mesmo isso, a partir de 2025 todos os parisienses poderão tomar banho no rio.

Outros funcionários da câmara de Paris foram também convidados a dar um mergulho:

A 33.ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão, que se realiza em Paris, decorre de 26 de julho a 11 de agosto.