Judoca do Sporting já tinha chegado a três combates pelo pódio num 'grand slam' em 2023 e esta é a sua terceira medalha no Circuito Mundial, reforça a ambição de estar no Jogos de Paris-2024
João Fernando (30.º do ranking mundial) conquistou, esta tarde, na Turquia, a medalha de bronze dos -81 kg no Grand Slam de Antalya ao derrotar, com um ippon a 11s do fim, o russo David Karapetyan (37.º), igualmente de 24 anos. Êxito que se junta à medalha de prata conseguida meia hora antes por Taís Pina nos -70 kg.
Para Fernando, que é 25.º do ranking olímpico e está num lugar ainda de apuramento por quotas, foi a oportunidade para somar mais 500 pontos e de subir a um pódio no Circuito Mundial pela terceira ocasião, mas a primeira num grand slam depois de no início do mês ter sido 3.º no Grand Prix da Áustria e igualmente 3.º no Grand Prix de Zagreb, em 2022.
O judoca do Sporting, vice-campeão da Europa júnior em Sófia-2018, já havia disputado dois combates pelo pódio num grand slam em 2023, mas ficara sempre de fora. Desta vez levou a medalha e deu pouca hipóteses a Karapetyan de atacar, estranhando até que o russo não tenha recebido um terceiro castigo.
No Antalya Sports Hall João começara a manhã com uma luta com o azeri Omar Rajabl (39.º) que ganhou em escassos 14s. Seguiu-se o poderoso neerlandês Frank de Wit (14.º), onde mostrou a concentração que nos últimos temos tem ajudado a fazer a diferença e o elevado nível em que se encontra. Confronto difícil, que ficou despachado graças a um ippon a 49s do fim e quando somava dois castigos.
Depois do 5.º lugar no Grand Slam em Paris, em fevereiro, desta vez a judoca do Algés terminou no pódio na Turquia. É a segunda júnior portuguesa a ser medalhada numa etapa do Circuito Mundial. Ganhou 700 pontos para o ranking que a pode levar aos Jogos de Paris-2024
João Fernando (-81 kg, 30.º do ranking)
CAMINHO PARA O BRONZE Omar Rajabli (Aze, 39.º), vitória por ippon em 17s Frank de Wit (Pb, 14.º), vitória por ippon em 3.12m Alan Khubetsov (Rus, 54.º), vitória por wazari em 4.00m Francois Drapeau (Can, 6.º), derrota por ippon em 2.06m Victor Sterpu (Mda, 98.º), vitória por ippon em 2.40m David Karapetyan (Rus, 37.º), vitória por ippon em 3.50m
Pódio -81 kg: 1.º, Takanori Nagase (Jpn); 2.º, Francois Drapeau (Can); 3.º, João Fernando (Por) e Guilherme Schimidt (Bra).
Obrigado a atingir os quartos de final, momento a partir do qual se tem direito a repescagem em caso de derrota, afastou o russo Alan Khubetsov (54.º), ex-campeão europeu e bronze num Masters, devido a um wazari logo aos 10s.
Apenas o canadiano Francois Drapeau (6.º), que lhe infligiu dois wazaris em cerca de dois minutos, conseguiu travar uma caminhada que parecia destinada a chegar à final, para depois, na repescagem, ser a a sua vez de aplicar dois wazaris a Victor Sterpu (98.º), ainda que entre eles o moldavo também tenha marcado outro.