Taís luta pelo ouro em Antalya, Fernando pelo bronze
Fotografia IJF

Taís luta pelo ouro em Antalya, Fernando pelo bronze

JUDO30.03.202412:24

Os dois judocas que procuram o apuramento para os Jogos de Paris-2024 irão combater esta tarde pelo pódio na Turquia

Depois de um primeiro dia do Grand Slam de Antalya algo discreto, a Seleção Nacional entrou em força este sábado, na Turquia, e já tem uma medalha garantida através de Taís Pina (-70 kg), quando, esta tarde, a judoca do Algés disputar a final frente à austríaca Michaela Polleres (7.ª do ranking mundial).

Mas não será a única a lutar pelo pódio, que no seu caso já está assegurado, pois João Fernando (-81 kg) também estará em ação no Antalya Sports Hall na luta pela medalha de bronze contra o russo David Karapetyan (37.º).

Dado que o principal objetivo dos dois judocas nesta sétima etapa do Circuito Mundial era a procura de pontos para o ranking de qualificação olímpica para Paris-2024, então as coisas estão no bom caminho pois ambos irão conseguir pontuar, só falta saber quanto.

Com o foco apontado aos Jogos na capital francesa desde que, em fevereiro, foi 5.ª classificada no Grand Slam de Paris, Taís (50.ª), de 19 anos, tem tido um dia imparável em Antalya.

Passando tranquilamente à segunda ronda devido à ausência da adversária de Madagáscar Aina Razafy (40.ª) no primeiro combate, no seu real primeiro confronto eliminou a uzbeque Gulnoza Matniyazova (18.ª) com um ippon a 29s do fim, mas quando já havia marcado wazari cerca de um minuto antes.

Seguiu-se a bósnia Aleksandra Samardzic (32.ª), contra quem teve de sair do tapete por estar a sangrar logo no peimeiro minutos. Nada a perturbou. Mesmo tendo que ir ao ponto de ouro, foi aos 49s do prolongamento que conseguiu o wazari que a colocou nos quartos de final face à neerlandesa Kim Polling (22.ª). Outra judoca com melhor ranking e bem mais experiente (33 anos). Imobilizou-a a 1.06m do termo do combate. Curiosamente a mesma forma que serviu para chegar à final derrotando a australiana Aoife Coughlan (10.ª) e estar, ainda com idade de júnior, a discutir o ouro no grand slam pela primeira vez.

Quanto a Fernando (30.º), de 24 anos, encontra-se em lugar de qualificação olímpica por repescagem e no início do mês foi bronze no Grand Prix da Áustria. O seu segundo pódio no Circuito.

O dia não tem sido muito menos extraordinário do que o de Taís, apenas não conseguindo impor-se, nos quartos de final, frente ao canadiano Francois Drapeau (6.º), que lhe infligiu dois wazaris em cerca de dois minutos.  Depois, na repescagem, foi a sua vez de aplicar dois wazaris a Victor Sterpu (98.º), ainda que entre eles também o moldavo conseguiu um.

No início da manhã, a competição começara numa luta com o azeri Omar Rajabl (39.º) que ganhou em escassos 14s. Seguiu-se o poderoso neerlandês Frank de Wit (14.º), onde João mostrou a concentração e o elevado nível em que se encontra. Confronto difícil, que ficou despachado graças a um ippon a 49s do fim e quando somava dois castigos.

Para atingir os quartos de final, momento a partir do qual se tem direito a repescagem em caso de derrota, afastou o russo Alan Khubetsov (54.º), ex-campeão europeu e bronze num Masters, devido a um wazari logo aos 10s.

Na mesma categoria esteve em ação o olímpico Anri Egutidze (52.º), mas não passou da primeira ronda contra o uzbeque Sharofiddin Boltaboev (26.º), sendo eliminado por shidos em 2.37m.

Grande esperança por um lugar no pódio, desta feita Bárbara Timo (-63 kg) ficou-se pela terceira ronda. Isenta da série inaugural, na segunda a judoca do Benfica (13.º) registou um wazari à sérvia Anja Obradovic (53.ª) mas acabou por vencer por shidos. Contra a austríaca Magdalena Krssakova (30.ª), foi Bárbara quem teve dificuldade em fazer as suas pegas e acabou eliminada por castigos quando restavam 19s no cronómetro.

Notícia em atualização