Eleições adiadas na Federação e Domingos Castro autorizado a concorrer
(FPA)

Eleições adiadas na Federação e Domingos Castro autorizado a concorrer

Federação Portuguesa de Atletismo afirma, em comunicado, que não estavam reunidas as condições para a realização do processo eleitoral

A polémica à volta das eleições para a Federação Portuguesa de Atletimso (FPA) terminou com o adiamento das mesmas e com a candidatura de Domingos Castro a ser autorizada a regressar ao processo eleitoral, depois de ter sido rejeitada, pelo não suprimento de irregularidades verificadas na apresentação das listas no prazo de três dias.

Candidatura de Domingos Castro à Federação foi rejeitada

4 outubro 2024, 17:44

Candidatura de Domingos Castro à Federação foi rejeitada

Em causa está a entrega de uma fotocópia dos elementos da lista encabeçada pelo ex-atleta já fora da data-limite estabelecida; Paulo Bernardo retirou candidatura e apela a Fernando Tavares para fazer o mesmo, referindo que as eleições «não podem ficar marcadas por erros administrativos»

As eleições estavam marcadas para este sábado, mas, em comunicado, o organismo informou que se determina «dar sem efeito o ato eleitoral, aprazado para hoje dia 12/10/2024, por manifesta falta de condições operativas em face da presente deliberação, aguardando o processo marcação de nova data para o ato eleitoral (votação), com as listas concorrente A, B e C mantendo-se tudo o mais que consta no procedimento eleitoral em curso».

«A deliberação da FPA está ferida de legalidade», diz Domingos Castro

8 outubro 2024, 20:28

«A deliberação da FPA está ferida de legalidade», diz Domingos Castro

A candidatura do antigo atleta olímpico à direção da Federação Portuguesa de Atletismo fala em «estratégia antidemocrática por parte da Mesa da Assembleia Geral Eleitoral» e explica as ilegalidades: «O sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral é, igualmente, candidato ao mesmo lugar por uma lista concorrente, no caso, a Lista A, ou seja, ao votar a deliberação em causa, tomou uma decisão na qual tem um interesse direto e pessoal, violando, de forma grosseira, o quadro legal e estatutário»

Além disto, a FPA confirmou que Domingos Castro pode voltar à corrida eleitorial: «Revoga-se a decisão de 4 de outubro de 2024, que rejeitou a Lista B, como concorrente às eleições.»

Em comunicado, Domingos Castro congratulou «todos os agentes envolvidos na reposição e esclarecimento da legalidade» da sua lista. «Fomos resilientes, unidos e nunca duvidámos que a razão nos assistia, tendo mantido inalterada a nossa agenda de compromissos. Esta é a vitória da legalidade, justiça e transparência. É a voz da força e união do Atletismo português onde imperou a defesa dos superiores interesses do Atletismo», concluiu.

De recordar que o ex-atleta apresentou uma providência cautelar, entretanto rejeitada, ao Tribunal Arbitral do Desporto e ao Tribunal Central Administrativo Sul, na tentativa de reverter a exclusão e cancelar as eleições previstas.

Assim, Paulo Bernardo (Lista A), Domingos Castro (lista B) e Fernando Tavares (Lista C) são, oficialmente, os candidatos à presidência da FPA.

Notícia atualizada às 15h37