NBA Doncic paga funerais a vítimas de tiroteio na Sérvia
Luka Doncic, base dos Dallas Mavericks, ofereceu-se para custear os funerais das vítimas bem como providenciar todas as despesas e apoio psicológico para as respetivas famílias e de todos os que assistiram ao ataque, na sequência do massacre perpetrado por um adolescente em Belgrado, capital da Sérvia – país dos Balcãs (Europa) vizinho da sua Eslovénia natal, e de onde é natural o seu pai - que na quarta-feira, dia 3, matou nove pessoas (oito crianças e um segurança) na escola do ensino básico Vladislav Ribnikar.
«Estou destroçado pelo trágico tiroteio na Sérvia e pela perda de vidas, incluindo as de crianças inocentes. Todo o meu apoio e solidariedade vai para com todos os que sofrem, nesta hora difícil. Comprometo-me a ajudar com o apoio no imediato mas também a longo prazo», disse Doncic, de 24 anos, que desde 2018 representa a equipa do Texas, citado pela ESPN, prometendo que a fundação benemérita que leva o seu nome providenciará meios financeiros.
Além das nove vítimas mortais, outros seis alunos (todos eles crianças, de tenra idade) e um professor foram também feridos, e dois deles encontram-se em estado considerado muito grave, nos hospitais da capital da Sérvia, em choque e consternação geral pelo inusitado ataque, cuja razão se desconhece.
A polícia sérvia já deteve o alegado presumível autor do tiroteio, um adolescente de 13 anos, que utilizou, para o efeito, duas pistolas que o pai tinha em casa: como não pode ser acusado, devido à idade, foi internado numa clínica especializada de reabilitação, com os progenitores, esses sim, a derem detidos. Provado está já que o jovem passou um mês a planificar o ataque: a polícia encontrou, na revista ao domicílio, plantes da escola e das salas de aula.
A Sérvia chorava ainda o tresloucado ato quando na quinta-feira, numa localidade a 60 km da capital, Dubona, outro tiroteio inopinado foi perpetrado, causando oito mortes e pelo menos 14 feridos: a polícia investiga ainda os suspeitos da autoria deste crime.