Catarina Costa luta pelo bronze no Grand Slam do Tadjiquistão

Catarina Costa luta pelo bronze no Grand Slam do Tadjiquistão

JUDO03.05.202411:05

A adversária será a sérvia Milica Nikolic, a qual já encontrou por sete vezes na carreira, a última há uma semana quando decidiram quem ficava em 3.º lugar no Europeu de Zagreb de judo e a portuguesa levou a melhor.

Catarina Costa (-48 kg) vai combater pela medalha de bronze do Grand Slam de Dushanbe de judo, esta sexta-feira à tarde, depois de ter derrotado no confronto de repescagem a espanhola Eva Perez (88.ª do ranking) graças a um wazari conseguido a 1.07m do fim.

Uma semana após ter sido bronze no Europeu de Zagreb, terceiro pódio consecutivo no evento, a olímpica da Académica de Coimbra, de 27 anos, irá tentar chegar à 15.ª medalha no Circuito Mundial frente à sérvia Milica Nikolic (5.ª).

As duas já se encontram por sete vezes desde 2018, com a portuguesa a ter levado a melhor em quatro, incluindo a última no Euro da Croácia da passada semana e tendo discutido quem ficava com o 3.º lugar. Costa venceu por wazari.

Isenta da ronda inaugural, Catarina teve como primeira adversária a azeri Leyla Aliyeva (23.ª), a qual ultrapassou ao impor um terceiro castigo após 5.31m de luta.

Seguiu-se a eslovena Marusa Stangar nos quartos de final, que, em dois momentos separados por poucos segundos, conseguiu imobilizar a pupila de João Neto e acabar por ganhar por ippon, o que atirou Catarina para a repescagem frente a Perez.  

Depois de Telma Monteiro (-57 kg) e Maria Siderot (-52 kg), quem também ficou afastado da prova foi Rodrigo Lopes (-60 kg), que tal como Siderou procura chegar aos lugares de qualificação para os Jogos de Paris-2024.

Dispensado da ronda inaugural, o judoca do Benfica (33.º) entrou bem na antepenúltima etapa do Circuito Mundial até ao torneio olímpico ultrapassando o chinês Lingyun Wei (176.º) através de um wazari já em período de ponto de ouro (4.45m).

Complicado foi o embate face ao atleta da casa Muhammadsoleh Quvatov (5.º), o qual depois de ter conseguido wazari no primeiro minuto, resolveu as coisas com novo wazari a 23s do fim.

Repescado, Rodrigo tornou a encontrar mais um judoca do Tadjiquistão, Haqdod Gulov (143.º), que aos 1.20m derrubou o português para wazari e um minuto mais tarde resolveu tudo com ippon.