Telma eliminada do Grand Slam do Tadjiquistão
Telma Monteiro
Foto: IMAGO

Telma eliminada do Grand Slam do Tadjiquistão

JUDO03.05.202409:31

Judoca do Benfica, tal como Maria SIderot (-52 kg), perdeu por castigos na segunda ronda da prova

À procura de pontos que a deixem mais tranquila no ranking de qualificação para os Jogos de Paris-2024, Telma Monteiro (-57 kg) foi eliminada, esta sexta-feira, na segunda ronda do Grand Slam de Dushanbe de judo ao perder, por castigos, face à italiana Veronica Toniolo (12.ª ranking) já decorridos 1.22m de prolongamento.

 A judoca do Benfica (27.ª), que atualmente se contra virtualmente apurada para o torneio olímpico via quota continental, começara a antepenúltima prova de qualificação para os Jogos a ultrapassar a cazaque Bakyt Russakbayeva (58.ª) com um ippon conseguido por uma chave de braço aos 5m.

 Igualmente eliminada desta etapa do Circuito Mundial no Tadjiquistão ficou Maria Siderot (-52 kg, 33.ª),  a qual deseja aproximar-se dos lugares de qualificação para os Jogos na capital francesa.

 Tendo começado por afastar a judoca da casa Akhliya Muminova (70.ª) graças a um wazari quando restavam ainda 2.34m no cronómetro do combate da ronda inaugural, a internacional do Sporting não conseguiu passar aos quartos de final frente à russa Glafira Borisova (59.ª).

Apesar de ter sofrido um wazari aos 2.27m, mas logo no chão anulado essa desvantagem através de imobilização, Maria acabou por ser projetada para novo wazari aos 4.46m.

 Neste primeiro dia do evento continuam em prova Catarina Costa (-48 kg), medalha de bronze da passada semana no Europeu de Zagreb, e Rodrigo Lopes (-60 kg).