Youth League: FC Porto carimba passaporte para os oitavos de final
Dragões venceram Shakhtar Donetsk (2-0) e somam 15 pontos, os mesmos do que o Barcelona, mas com vantagem no confronto direto
O FC Porto não desperdiçou oportunidade de se apurar diretamente para os oitavos de final da Youth League e venceu, na 6.ª e última jornada do Grupo H, o Shakhtar, por 2-0.
Após uma primeira parte pouco produtiva no que a situações de perigo diz respeito, para ambos os lados, o FC Porto surgiu muito mais agressivo, no bom sentido, após o intervalo.
Candé, aos 47’, concluiu uma bonita jogada construída pela direita, com Rodrigo Mora a lançar Gonçalo Sousa, que deu a Martim Fernandes para cruzar para o coração da área, onde André Oliveira atrapalhou-se, e o camisola 9, vindo de trás, rematou com sucesso na passada.
Os dragões cresceram com o jogo, não mais largaram as rédeas e comandaram a seu bel-prazer. Foi galgando terreno, empurrando o Shakhtar para o seu meio-campo, e o segundo acabou por aparecer com naturalidade.
Rodrigo Mora, aos 63', oportunista, aproveitou uma bola perdida na área ucraniana, tirou um adversário do caminho e, de pé esquerdo, assinou o segundo. Aos 74' o terceiro esteve à vista, com Anhá Candé a acertar no poste.
Até ao final, e já depois de muitas alterações nas equipas titulares, os azuis e brancos mandaram sempre e garantiram que o apuramento direto para os oitavos não falhasse.
Recorde abaixo as incidências do jogo.
Acabou o jogo
FC Porto vence por 2-0
Vão jogar-se três minutos de compensação.
88': Alteração no FC Porto: sai Jorge Meireles entra Cardoso Varela.
82': Cartão amarelo a Losenko.
82': Mais uma substituição no FC Porto: sai Martim Fernandes para a entrada de Fábio Amaral.
79' Mais uma alteração no Dhakhtar: sai Tsukanov, entra Kostrytsia.
78': Cartão amarelo a Yushchenko.
75': Cartão amarelo a Jorge Meireles.
74': Esteve à vista o terceiro! Anhá Candé acertou no poste.
70': Nuno Capucho procede a uma três substituições de uma vez: sai Dinis Rodrigues e entra Bernardo Ferreira; sai Rodrigo Mora e entra Gil Martins e João Teixeira dá lugar a Mariano Regal.
69': Mais duas alterações no Shakhtar: Dankovskyi dá lugar a Sheleketa e Yanovich rende Smetana.
68': Cartão amarelo a Luís Gomes.
64': Mora este perto de bisar, após jogada individual, mas a bola saiu a rasar o poste.
63': Golo do FC Porto (2-0): Rodrigo Mora, oportunista, aproveitou uma bola perdida na área ucraniana, tirou um adversário do caminho e, de pé esquerdo, assinou o segundo.
Golo do FC Porto (2-0)
Marcou Rodrigo Mora
52': Cartão amarelo a Drozd, por protesto a pedir que Dankovskyi, a sangrar, fosse assistido.
51': Mais uma alteração no Shakhtar: Lomaha deu lugar a Tryfanenko.
47': Golo do FC Porto (1-0): Bonita jogada construída pela direita, com Rodrigo Mora a lançar Gonçalo Sousa, que deu a Martim Fernandes para cruzar para o coração da área, onde André Oliveira atrapalhou-se, mas Candé, vindo de trás, rematou com sucesso na passada.
Golo do FC Porto (1-0)
Marcou Anhá Candé
Começou a segunda parte
FC Porto sem alterações no onze
Substituição no Shakhatr: sai Savin e entra Demchenko.
Intervalo
Mantém-se o nulo
O jogo foi reatado.
Gonçalo Ribeiro, guarda-redes do FC Porto, está a ser assistido no relvado.
Vão jogar-se quatro minutos de compensação.
43': Que grande oportunidade! Cabeceamento de Candé a que Barchenko respondeu com belíssima intervenção. Rodrigo Mora ainda tentou a recarga, mas a defesa resolveu. Esta foi a melhor oportunidade de golo do jogo.
41': O FC Porto esteve perto do golos. Candé rematou já dentro da área, após defesa incompleta do guardião a cabeceamento de Gabiel Brás, com a bola a ser desviada.
34': Remate cruzado de Jorge Meireles com o guardião a segurar com facilidade.
Começou a chover em Vila Nova de Gaia.
No outro jogo do grupo, o Barcelona acabou de marcar o terceiro golo frente à Antuérpia (3-0), em tempo de compensação. O FC Porto precisa de vencer para garantir o primeiro lugar do Grupo H.
O FC Porto está a ter algumas dificuldades no último passe.
14': Remate fraco de Rodrigo Mora para as mãos do guarda-redes.
6': Remate perigoso de Yushchenko, com a bola a sair um pouco acima do travessão.
4': Tsukanov preparava o remate, mas o capitão Gabriel Brás a cortar na hora certa.
3': Remate de Candé (FC Porto), à figura do guarda-redes.
2': Tsukanov (Shakhtar) apanhado em fora de jogo.
Começou o jogo
Saiu o FC Porto com a bola
As equipas já se perfilam no relvado.
O árbitro é Marek Radina, assistido por Lukas Machac e Jan Vana (os três da República Checa), enquanto o português Miguel Fonseca é o 4.º árbitro.
O Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia, é o palco deste encontro.
As equipas já cumprem o período de aquecimento.
O FC Porto tem 12 pontos, os mesmos que Barcelona (que já está a jogar, e a vencer, por 2-0, o Antuérpia), enquanto o Shakhtar segue na 3.ª posição, com seis pontos.
Onze do Shakhtar: Barchenko; Drozd, Bashmarin, Dankovskyi e Oharkov; Losenko; Yushchenko, Smetana, Tsukanov (c) e Lomaha; Savin.
Suplentes do Shakhtar: Kravets, Sheleketa, Halonskyi, Kostrytsia, Yanovich, Tryfanenko e Demchenko.
Treinador: Oleksiy Byelik.
Onze do FC Porto: Gonçalo Ribeiro; Martim Fernandes, Gabriel Brás (c), Luís Gomes e Dinis Rodrigues; João Teixeira, André Oliveira e Rodrigo Mora; Gonçalo Sousa, Anhá Candé e Jorge Meireles.
Suplentes do FC Porto: Diogo Fernandes; Bernardo Ferreira, Mariano Regal, Fábio Amaral, Gil Martins, Cardoso Varela e Tiago Andrade.
Treinador: Nuno Capucho.
Boa tarde, vamos dar-lhe a conhecer todas as incidências do encontro entre FC Porto e Shakhtar referente à 6.ª ronda do Grupo H da Youth League. Acompanhe-nos.