Xabi Alonso absolvido em Espanha por fraude fiscal
Supremo Tribunal confirmou que antigo médio do Real Madrid nunca teve intenção de esconder rendimentos quando transferiu direitos de imagem para empresa sediada na Madeira
O Supremo Tribunal de Espanha confirmou a absolvição de Xabi Alonso de fraude fiscal, bem como de dois assessores do antigo jogador do Real Madrid e atual treinador de Grimaldo no Bayer Leverkusen.
Xabi Alonso, recorde-se, tinha sido acusado de fraude fiscal depois de os respetivos direitos de imagem enquanto jogador do Real Madrid terem sido transferidos para uma empresa, a Kardzali, sediada fora de Espanha, mais concretamente na ilha da Madeira, mas a decisão do tribunal agora conhecida confirmou que não foi cometido qualquer crime contra as finanças do estado espanhol.
Em causa estava um contrato celebrado a 1 de agosto de 2009, no qual o antigo médio passava os direitos de imagem para a tal empresa com sede na Madeira. Xabi Alonso foi acusado de ter simulado um negócio cuja estratégia servia o objetivo de defraudar o erário público espanhol e impedir a correta tributação dos rendimentos que advinham dos diretos de imagem.
Xabi Alonso já tinha sido absolvido pelo Tribunal Provincial e pelo Tribunal de Justiça de Madrid, o Ministério Público espanhol recorreu das decisões, mas acabou agora derrotado pela sentença do Supremo Tribunal, que confirmou que Xabi Alonso nunca teve intenção de esconder os rendimentos.