Wigan punido pela Liga: começa 2023/24 com oito pontos negativos

Inglaterra Wigan punido pela Liga: começa 2023/24 com oito pontos negativos

INTERNACIONAL26.05.202318:15

A Liga Inglesa de Futebol (England’s Football League, EFL em inglês) anunciou esta sexta-feira que o Wigan irá iniciar a época 2023/24 com oito pontos negativo, como punição pelo não aprovisionamento devido de uma quantia em banca para suportar a massa salarial mensal da equipa, decisão da qual o clube deverá recorrer.

24.º e último do Championship (segunda divisão inglesa) na temporada que, naquele escalão, já terminou, o Wigan foi despromovido à League One (terceira divisão) e viu a Comissão Disciplinar Independente da EFP castigá-lo já para a época seguinte por não aprovisionar de forma devida as garantias bancárias requeridas até ao prazo limite, que caducou dia 24 do corrente mês de maio.

O clube já havia sido castigado com começar a próxima época com quatro pontos negativos, ao falhar o depósito das garantias também em março do corrente ano, pena a que acrescem, segundo a sentença da EFL deste dia, mais quatro pontos: irá, pois, começar a temporada com oito pontos negativos.

Em comunicado divulgado no seu site, o histórico Wigan Athletic reagiu. «Estamos extremamente desapontados com esta decisão. O clube tem sido muito transparente para com a EFL, que teve visibilidade clara sobre a soma a rondar os oito dígitos para financiar o que restava da temporada e toda a próxima época. O clube vai agora ponderar as suas opções, incluindo possível resposta legal, e não fará mais quaisquer comentários», lê-se na nota divulgada pelo site do clube que tem como Chairman Talal Al-Hamad.

Veja aqui o ‘tweet’ da EFL a oficializar a punição, bem como a reação do Wigan, também via Twitter: