Liga das Nações Inglaterra volta à elite com vitória construída em cinco minutos
Triunfo enfático sobre a Irlanda devolve os ‘Três leões’ à divisão A da competição; Jude Bellingham aproxima-se de recorde de... David Beckham
A Inglaterra está de volta à divisão A da Liga das Nações, regresso confirmado com a vitória sobre a Irlanda por 5-0, na última jornada da fase de grupos, naquele que foi também o último jogo de Lee Carsley como técnico interino - o próximo selecionador dos ingleses será Thomas Tuchel, a partir de 2025.
Com domínio inglês na partida de fio a pavio, o primeiro remate à baliza só surgiu… aos 53’, e de penálti! Marcou Harry Kane, após Jude Bellingham ganhar a falta (feita por Liam Scales, que foi expulso); o jovem de 21 anos somou a 40.ª internacionalização, algo impressionante não só pela idade, mas pelo facto de ter chegado a este número sem jogar por nenhuma equipa inglesa. Só David Beckham tem mais jogos pela seleção representando clubes de outros países (55).
«Os golos são como o ketchup: quando aparecem, aparecem todos de uma vez», disse Cristiano Ronaldo em 2010 e essa frase aplicou-se na perfeição a este encontro, porque Inglaterra garantiu a vitória em cinco minutos. Depois do penálti de Kane, Anthony Gordon (55’) e Conor Gallagher (58’) selaram o triunfo inglês em cinco minutos.
Depois, chegou a vez dos substitutos brilharem: Jarrod Bowen (75’) e Taylor Harwood-Bellis (79’) entraram no decorrer da 2.ª parte e contribuíram para o avolumar do resultado – o segundo, jovem central do Southampton, teve ainda o gosto especial de marcar na estreia pela seleção.
Com esta vitória por 5-0, Inglaterra acabou no 1.º lugar do Grupo B2, com os mesmos 13 pontos do que a Grécia, graças à vantagem no confronto direto com os helénicos. Já a Irlanda fica no 3.º lugar do grupo e vai jogar um play-off de manutenção com uma das equipas que ficar no 2.º lugar de um grupo da divisão C.