Vizela-Farense: reencontro no Minho 40 anos depois
Farense 0 Vizela 0 Foto: SC Farense

ANTEVISÃO Vizela-Farense: reencontro no Minho 40 anos depois

NACIONAL09.03.202408:00

A última visita dos algarvios a Vizela para a Liga foi na temporada 1984/85

A cada conferência de imprensa, uma chamada de atenção para os seus jogadores e adeptos. O Vizela está no último lugar e não ganha há três jogos e nos últimos nove só ganhou um. Faltam 10 jornadas para o fim do campeonato, 30 pontos em disputa e Rubén de la Barrera considera que os jogadores devem encarar cada um dos jogos como se de uma final se tratasse, sabendo da importância das partidas em casa.

Na última jornada, o Vizela conseguiu um ponto em Portimão (0-0), que se seguiu a outra igualdade, em casa, com o Estoril Praia (3-3) e o Vizela parece ter encontrado a fórmula, pelo menos no plano teórico, para repetir o que fez bem quando tem bola e na reação à perda, contudo, falta consistência na defesa.

Já o Farense, que vem de três derrotas consecutivas e não vence há seis rondas, que dar seguimento ao bom desempenho em Alvalade, apesar da derrota com o Sporting (3-2) na jornada anterior, podendo ser um estímulo para os algarvios.

Ao contrário do Vizela, o Farense tem mais pontos conquistados, que o colocam no 11.º lugar, com oito pontos de vantagens sobre os nortenhos.

O Farense perdeu os dois últimos jogos realizados fora de casa e nos sete últimos só ganhou um, tendo sofrido golos em todos eles esta época.

Em casa, o Vizela não ganha há 10 em jogos a contar para a Liga e só venceu um dos 12 jogos realizados em casa nesta edição mquando bateu por 1-0 o Gil Vicente, em setembro. A equipa de Vizela é ainda a equipa com menos pontos conquistados em casa. Foram apenas sete pontos.

Histórico de confrontos

Vizela e Farense defrontaram-se três vezes em jogos a contar para a Liga, com dois empates e um triunfo dos algarvios, contudo, a equipa nortenha nunca perdeu em casa frente aos de Faro: em dois encontros, soma uma vitória e um empate.

No total, os dois clubes defrontaram-se por quatro vezes, apresentando uma vitória para cada equipa, tendo sido marcados, nessas quatro partidas, apenas dois golos.

O único jogo da Liga realizado entre as duas equipas em casa do Vizela foi em 1984-85, registando-se um empate a zero e nos três jogos realizados diante do Farense. No campeonato, os vizelenses nunca marcaram qualquer golo.

O último jogo realizado entre as duas equipas em Vizela terminou com o triunfo (1-0) da formação caseira na Taça de Portugal de 1988/89. E o Farense nunca marcou em Vizela.

Vizela

Rubén de la Barrera sublinhou a importância dos desafios em casa na luta pela permanência na Liga, destacando a determinação da sua equipa em conquistar três pontos sobre o Farense. Faltam apenas 10 jornadas para o campeonato terminar e estão 30 pontos em jogo. O treinador do Vizela encara-os a todos como finais.

Em termos de classificação a perceção da realidade será bem diferente

Equipa provável: Fabijan Buntic; Tomás Silva, Jota Gonçalves, Rodrigo Escoval, Orest Lebedenko, Domingos Quina, Samu Silva, Bruno Costa, Pedro Ortiz, Matheus Pereira, Samuel Essende.

Sistema tático: 4x5x1

Lesionados: Francesco Ruberto

Castigados: nada a assinalar

Em dúvida: Jason Lokilo Matías Lacava

A figura: Samuel Essende

É o melhor marcador da equipa e o melhor marcador da história do clube. Tem carregado este Vizela às costas ao longo da época, com 14 golos marcados, 13 na Liga.

Farense

José Mota pretende ver, no que resta da competição, a sua equipa com a «atitude competitiva muito forte» que teve em Alvalade com o Sporting, depois de um início de jogo que não foi o melhor. O treinador dos algarvios antevê muitas dificuldades com os vizelenses, naquela que vai ser a «primeira das finais» dos minhotos, nas dez jornadas que faltam.

Eu conheço muito bem aquele clube, as suas gentes, sei perfeitamente a forma como vão encarar este jogo com o Farense e, portanto, antevejo grandes dificuldades.

Equipa provável: Ricardo Velho; Pastor, Gonçalo Silva, Artur Jorge e Talys Oliveira; Cáseres e Fabrício Isidoro; Elves Baldé, Mattheus Oliveira e Belloumi; Zé Luís.

Sistema tático: 4x2x3x1

Castigado: Zach Muscat

Lesionados: Luiz Felipe e Rui Costa

Em dúvida: Talocha e Bruno Duarte

A figura: Ricardo Velho

Apesar dos golos que tem sofrido e da equipa não ganhar há seis jogos, o guarda-redes do Farense tem rubricado boas exibições de luxo e transmite grande segurança à sua equipa.