Vizela-Famalicão: rola a bola no dérbi minhoto
Seis pontos e cerca de 30 quilómetros separam as duas equipas; Ambas vêm de resultados galvanizadores e esse fator, a juntar à tremenda paixão dos adeptos vizelenses e famalicenses, deixa antever um duelo extremamente interessante; visitados querem sair dos lugares perigosos, forasteiros pretendem chegar-se (ainda mais) à frente
Final da partida! Vizela 0 Famalicão 0
Acabou tudo como começou. Se a primeira parte foi mais equilibrada - com uma oportunidade flagrante para cada lado (Matías Lacava podia ter marcado para o Vizela, mas Luiz Júnior defendeu com categoria, Chiquinho teve nos pés o golo para o Famalicão, mas o poste esquerdo da baliza de Fabijan Buntic negou-lhe os intentos) -, a etapa complementar foi escrita sob o desígnio do domínio dos vizelenses. O conjunto orientado por Pablo Villar foi mais pressionante, jogou mais tempo no meio-campo adversário, e criou as melhores situações para marcar. Na mais flagrante, logo a abrir a segunda parte, Samu não foi capaz de bater Luiz Júnior da marca dos 11 metros. Mas nem o penálti falhado pelo capitão retirou discernimento ao Vizela, que continuou sempre na procura do golo... que nunca apareceu. Neste período, o Famalicão explorou maioritariamente as transições, mas também nunca conseguiu encontrar o caminho certo para desfeitear o guarda-redes contrário.
90+4': Cartão amarelo a Francisco Moura (Famalicão).
90+2': Grande oportunidade para o Famalicão! Excelente jogada de individual de Óscar Aranda, que arrancou em posse e velocidade da meia-esquerda para o centro do terreno, e já em zona frontal, à entrada da área, tentou o remate em jeito, mas a bola saiu a centímetros do poste esquerdo da baliza defendida por Fabijan Buntic.
Cinco minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte.
88': Cartão amarelo a Gustavo Assunção (Famalicão).
87': Grande oportunidade para o Vizela! Dylan, à entrada da área, ligeiramente descaído para a esquerda, rematou em arco, mas a bola saiu a rasar o poste esquerdo da baliza defendida por Luiz Júnior.
86': Substituição no Famalicão, com a saída de Nathan (lesionado) para a entrada de Martín Aguirregabiria.
80': Dupla substituição no Vizela, com as saídas de Diogo Nascimento e de Samuel Essende para as entradas de Alex Méndez e de Jardel.
73': Dupla substituição no Famalicão, com as saídas de Topic e de Henrique Araújo para as entradas de Gustavo Assunção e de Jhonder Cadiz.
71': Dupla substituição no Vizela, com as saídas de Matías Lacava e de Nuno Moreira para as entradas de Alberto Soro e de Dylan.
66': Dupla substituição no Famalicão, com as saídas de Puma Rodríguez e de Chiquinho para as entradas de Óscar Aranda e de Dobre.
59': Cartão amarelo a Topic (Famalicão).
57': Grande oportunidade para o Vizela! Cruzamento da direita de Tomás Silva e Nuno Moreira, ao segundo poste, remata de primeira, cruzado, ao poste esquerdo da baliza de Luiz Júnior. O mesmo poste que na primeira parte tinha impedido o golo de Chiquinho (Famalicão), impede agora também os festejos a Nuno Moreira (Vizela).
56': Pontapé de canto batido por Francisco Moura, à esquerda, e cabeceamento de Otávio à figura de Fabijan Buntic.
52': Cartão amarelo para Samu. O médio do Vizela agarrou Chiquinho, junto à linha lateral, impedindo que o extremo do Famalicão fugisse em velocidade para uma transição ofensiva, o foi contemplado com a primeira ação disciplinar da partida.
Luiz Júnior defende o penálti de Samu! Mantém-se o nulo. Vizela 0 Famalicão 0
O capitão do Vizela rematou forte, para a zona central da baliza, mas o guarda-redes do Famalicão, apesar de ter-se estirado para a sua direita, conseguiu defender, com os pés, o remate do número 20 dos vizelenses.
47': Penálti para o Vizela! Cruzamento da esquerda de Matías Lacava e quando Nuno Moreira chega à bola, desviando-a de Zaydou Youssouf, acaba por ser derrubado pelo médio do Famalicão.
Início da segunda parte!
Nenhum dos dois treinadores fez alterações nas respetivas equipas e, dessa forma, regressaram para a etapa complementar os mesmos 22 artistas que tinham estado em campo na primeira parte. Foi o Vizela que deu o pontapé de saída para os segundos 45 minutos.
Intervalo! Vizela 0 Famalicão 0
Primeiros 45 minutos interessantes no dérbi minhoto, mas... sem golos. Vizela e Famalicão estão perfeitamente encaixados taticamente (ambas as equipas apresentam-se com o mesmo 4x2x3x1) e, por essa razão, a partida tem sido bastante disputado na zona central do terreno, com muitos duelos individuais. Só a espaços é que as balizas têm sido ameaçadas e, por isso, há a registar uma ocasião de golo flagrante para cada equipa: Matías Lacava, aos 9 minutos, surgiu isolado na cara de Luiz Júnior, mas o guarda-redes famalicense fez bem a mancha e negou os intentos ao extremo venezuelano. O melhor lance protagonizado pelo conjunto orientado por João Pedro Sousa foi da autoria de Chiquinho, aos 33 minutos, com o número 10 dos forasteiros a tirar Tomás Silva do caminho e a rematar na direção da baliza de Fabijan Buntic, mas o poste foi o principal inimigo do extremo do Famalicão.
Um minuto de tempo adicional mínimo para esta primeira parte.
45': Chiquinho, novamente de fora da área, ligeiramente descaído para o flanco esquerdo, tenta visar a baliza de Fabijan Buntic, mas a bola torna a sair ao lado do poste direito. O número 10 do Famalicão tem estado particularmente ativo no ataque, mas a mira parece estar desafinada...
43': Bela jogada de envolvimento do Vizela, com Nuno Moreira a chamar a velocidade de Samu, no corredor esquerdo, sendo que o cruzamento do capitão vizelense, que seguia na direção de Samuel Essende, acabou por ser intercetado de uma forma preciosa por Otávio.
36': Cruzamento da esquerda de Francisco Moura e remate de pronto de Gustavo Sá, no coração da área, mas por cima da barra da baliza vizelense.
33': Grande oportunidade para o Famalicão! Chiquinho trabalhou bem na área, tirou Tomás Silva do caminho, levantou a cabeça e visou a baliza de Fabijan Buntic. O remate do número 10 parecia levar a direção do golo, mas o poste esquerdo não deixou que os forasteiros se adiantassem no marcador...
29': Chiquinho fletiu da esquerda para o centro e visou, de imediato, a baliza contrária, mas o remate do 10 famalicense saiu ao lado do poste direito da baliza do Vizela.
27': Livre direto a favor do Famalicão, com Puma Rodríguez a bater de forma direta. O esférico, porém, saiu à figura de Fabijan Buntic, com o guarda-redes croata dos vizelenses a encaixar.
20': Samu, em zona frontal, ainda que a alguma distância da baliza de Luiz Júnior, tentou a sua sorte, mas o remate, apesar de forte, saiu por cima da barra.
15': Cruzamento venenoso de Puma Rodríguez, do lado direito, mas a bola acabou por sair com um pouco de força a mais e esgueirou-se pela linha final. Mas havia vários jogadores do Famalicão prontos para o desvio...
9': Grande oportunidade para o Vizela! Matías Lacava fez uma penetração da esquerda para o centro, sem bola, e quando foi solicitado, fugiu em velocidade aos centrais contrários e apareceu na cara de Luiz Júnior. O guarda-redes do Famalicão, astuto, deu dois ou três passes em frente, retirou ângulo de remate ao extremo vizelense, e quando Matías Lacava efetuou o remate o gigante brasileiro dos famalicenses defendeu para canto.
8': Cruzamento da esquerda de Chiquinho, à procura de Henrique Araújo, mas a bola acabou por sair muito chegada à baliza e Fabijan Buntic segurou com segurança.
5': Passe de Samu para Matías Lacava, o extremo venezuelano invade a grande área contrária, em velocidade, pelo lado esquerdo, mas quando tentou o cruzamento para o centro da área, onde Samuel Essende já estava à espera para finalizar, viu o esférico sair pela linha final.
Chove agora com alguma intensidade em Vizela. Talvez também devido a esse dado, uma das torres de iluminação do Estádio do Futebol Clube de Vizela não está a funcionar em pleno. Ainda assim, a equipa de arbitragem entende que tal facto não perturba a correta visão dos jogadores e, como tal, segue jogo no Minho.
Início da partida!
Saiu o Famalicão, que hoje joga com o seu equipamento alternativo, todo de amarelo. Já o Vizela, sendo a equipa visitada, apresenta-se, naturalmente, com o seu equipamento tradicional.
Entram as equipas no relvado. Nas bancadas, e apesar do muito frio que se faz sentir, há muitos adeptos de Vizela e também de Famalicão.
Fim de tarde ameno em Vizela. Algum frio, é um facto, mas chuva... nem vê-la. O tapete verde do municipal vizelense aparenta estar em excelentes condições para a prática do futebol e, como tal, estão reunidos todos os condimentos para um grande espetáculo.
Relativamente às equipas apresentadas por Pablo Villar e João Pedro Sousa na ronda anterior, o técnico do Vizela mantém o mesmo onze que defrontou o Casa Pia, ao passo que o treinador do Famalicão promove apenas uma alteração no onze inicial, fazendo regressar Riccieli (que tinha cumprido castigo diante do Gil Vicente) à titularidade, em detrimento de Mihaj.
Famalicão (4x2x3x1): Luiz Júnior; Nathan, Riccieli C, Otávio e Francisco Moura; Topic e Zaydou Youssouf; Puma Rodríguez, Gustavo Sá e Chiquinho; Henrique Araújo
Suplentes (Famalicão): Ivan Zlobin, Tom Lacoux, Óscar Aranda, Gustavo Assunção, Justin de Haas, Dobre, Jhonder Cadiz, Martín Aguirregabiria e Pablo
Treinador (Famalicão): João Pedro Sousa
Vizela (4x2x3x1): Fabijan Buntic; Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson e Rodrigo Escoval; Diogo Nascimento e Pedro Ortiz; Matías Lacava, Samu C e Nuno Moreira; Samuel Essende
Suplentes (Vizela): Ruberto, Matheus Pereira, Jardel, Alex Méndez, Dylan, Lebedenko, Busnic, Osama Rashid e Alberto Soro
Treinador (Vizela): Pablo Villar
Árbitro: Bruno Pires Costa (AF Viana do Castelo); Assistentes: Carlos Martins e Jorge Fernandes; 4.º Árbitro: Marco Cruz; VAR/AVAR: Rui Oliveira e Fábio Silva
Já há equipas oficiais:
Relativamente ao Famalicão, a vitória sobre o Gil Vicente permitiu colocar fim a uma série de três jogos sem ganhar: Boavista (2-2), Vitória de Guimarães (1-3) e Estrela da Amadora (0-1).
No caso do triunfo alcançado pelo Vizela em Rio Maior - casa emprestada ao Casa Pia enquanto decorrem as obras no Estádio Pina Manique -, reforce-se, foi como que uma 'nova vida'. Tudo porque, até esse jogo com os gansos, os vizelenses já não ganhavam para a Liga desde o dia 1 de setembro, quando tinham batido o Gil Vicente (1-0). Nesse hiato de tempo (de mais de dois meses...), o Vizela perdeu com Benfica (1-2), Portimonense (2-3) e FC Porto (0-2), e empatou com Estoril (2-2) e Farense (0-0). Pelo meio, há ainda a registar uma vitória, mas, para a Taça de Portugal: 1-0 ao Atlético.
Vizelenses e famalicenses chegam a esta partida motivados pelas vitórias alcançadas na jornada anterior. O conjunto de Pablo Villar derrotou o Casa Pia (1-0), fora de casa, a formação orientada por João Pedro Sousa recebeu e venceu o Gil Vicente (3-1).
Boa tarde! Vizela e Famalicão protagonizam, esta tarde (18 horas), um dos duelos interessantes da 11.ª jornada da Liga. A BOLA estará em cima do acontecimento e vai contar-lhe tudo sobre (mais) este dérbi minhoto. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai jogar de início!