Vizela-Famalicão: vitórias dão moral para jogo que promete equilíbrio
Momento do jogo entre as duas equipas, em janeiro passado

Antevisão Vizela-Famalicão: vitórias dão moral para jogo que promete equilíbrio

NACIONAL11.11.202308:00

Ambos vêm de vitórias e querem subir na classificação; Pablo Villar deve manter onze e Riccieli volta à defesa nos visitantes

A vitória em Rio Maior, por 1-0, frente ao Casa Pia, foi um autêntico balão de oxigénio para o Vizela, que fugiu à cauda da tabela e recebe, hoje (18h00), o Famalicão, em jogo da 11.ª jornada da Liga. Também o Famalicão venceu na última ronda, no caso na receção ao Gil Vicente (3-1), para colocar ponto final na série de três jornadas seguidas sem vencer e chegar aos 15 pontos, ficando à espreita dos lugares europeus. Bruno Pires Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo, será o árbitro do encontro.

Até hoje, vizelenses e famalicenses defrontaram-se por 53 vezes, com 25 vitórias para o Famalicão, 18 empates e 10 triunfos do Vizela.

O Vizela

Na antevisão à partida, o lateral Tomás Silva salientou que a vitória frente ao Casa Pia foi «o que o grupo precisava», pelo que a equipa chega a esta partida com mais confiança e procurará ter continuidade de bons resultados. As boas prestações defensivas têm sido fator importante para a equipa, que sofreu apenas golos frente ao FC Porto nos últimos quatro jogos.

Onze provável do Vizela (4x3x3): Buntic; Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson Jesus e Rodrigo Escoval; Pedro Ortiz, Nuno Moreira e Samu Silva; Diogo Nascimento, Essende e Lacava

O que disse o treinador, Pablo Villar: «O Famalicão, a nível individual e coletivo, é uma das melhores equipas do campeonato. Por isso, será um jogo muito difícil. Teremos de ser solidários e saber sofrer, mas as nossas expetativas são boas. Não tivemos derrotas nos últimos quatro jogos fora e fechámos a nossa baliza nos últimos três. Isso dá confiança para sermos mais competitivos e solidários. Sentimos mais confiança.»

A figura: Samuel Essende -  O avançado francês está em Vizela por empréstimo do Caen e tem mostrado muita qualidade. Em 12 jogos tem cinco golos e pretende colocar ponto final no jejum na Liga, que dura desde o jogo com o Portimonense, no final de setembro. Daí para cá voltou a marcar, mas na Taça de Portugal, e será uma seta apontada à baliza do Famalicão.

O Famalicão

A apontar a um lugar nas provas europeias em 2024/25, o Famalicão deverá fazer uma temporada tranquila na parte de cima da tabela e o treinador, João Pedro Sousa, contará com regresso de peso para esta partida: o defesa-central Riccieli, peça fundamental no setor mais recuado, volta após ter cumprido castigo e terá lugar no onze, relegando o albanês Enea Mihaj para o banco. No ataque, o venezuelano Jhonder Cádiz espreita o regresso à titularidade e Henrique Araújo, ainda sem qualquer golo esta época, deverá ser o ‘sacrificado’.

Onze provável do Famalicão: Luiz Júnior; Nathan, Riccieli, Otávio e Francisco Moura; Topic e Zaydou; Puma Rodríguez, Gustavo Sá e Chiquinho; Cádiz

O que disse o treinador, João Pedro Sousa: «O que nos espera é um jogo difícil, mas nós queremos tornar ainda mais complicado para o adversário, queremos chegar aos 18 pontos, queremos somar mais uma vitória. Depois até vem mais uma paragem da Liga e seria excelente fazer 18 pontos até essa altura. O Vizela nestes primeiros jogos teve um calendário muito difícil, dos cinco primeiros defrontou quatro equipas. Mas em quase todos os jogos deu grande resposta, foi sempre competitivo. O que temos a certeza absoluta é que vamos ter um jogo num ambiente difícil.»

A figura: Gustavo Sá - O médio, de apenas 18 anos, é uma das peças importantes de João Pedro Sousa. Estreou-se a marcar pela equipa no duelo com o Gil Vicente, tendo também sido eleito o melhor em campo, e chega a esta partida com a moral em alta. Oferece muita criatividade no meio-campo e promete ser um problema para o Vizela. «O Gustavo Sá tem muito potencial, tem muita qualidade. Mas ele sabe o que exigem dele, principalmente o treinador, que é muito trabalho, muita paciência e começar a perceber cada vez melhor o jogo, o treino. Vemos um jogador em franco crescimento», disse o treinador na antevisão.