Famalicão impôs-se no dérbi minhoto e derrotou o Gil Vicente
Famalicenses revelaram-se mais fortes no dérbi minhoto pela 10.ª jornada, aumentando para cinco pontos a diferença para os gilistas na tabela
Fim da partida. Famalicão 3, Gil Vicente 1.
Num dérbi minhoto que se colocava como um verdadeiro tira-teimas para o Famalicão, que há mais de um mês não vencia, e para o Gil Vicente, que procurava pontuar pela primeira vez enquanto visitante, sorriu a equipa da casa, que se revelou superior e venceu de forma incontestável (3-1).
O início revelou-se, ainda assim, equilibrado, com as duas equipas a apresentarem muitos dos seus processos em comum e a encaixarem com alguma naturalidade na primeira meia hora.
A partir daí, o Famalicão conseguiu exercer alguma superioridade e apontou dois golos antes do intervalo, o primeiro aos 36 minutos num remate indefensável de Gustavo Sá, à entrada da área, após receber uma tabela proveniente de Puma Rodríguez, rápido a reagir ao corte transviado de Gabiel Pereira.
O Famalicão empolgou-se com o golo conseguido e não voltou a deixar as proximidades da área contrária até ao intervalo, tendo ainda chegado ao segundo golo através de uma recarga de Francisco Moura, que entrou na área para atirar para golo uma sobra proveniente de uma saída de Vinícius a afastar cruzamento de Gustavo Sá aos 44'.
Estava conseguido o desequilíbrio no resultado e apesar de o Gil Vicente ter entrado bem na segunda parte, disposto a reduzir para a desvantagem mínima, o Famalicão aproveitou esse ímpeto para sair em contra-ataque e chegar ao 3-0 aos 60 minutos. Tudo começou numa bola parada, batida para a área famalicense, e Luiz Júnior deu início a uma velocíssima jogada, lançando Francisco Moura pela esquerda para que este explorasse todo o espaço existente no meio-campo adversário para lançar a rapidez de Chiquinho.
O extremo emprestado pelo Wolverhampton acelerou, captou a bola e rematou cruzado para um resultado que se tornava robusto e cujos efeitos o Gil Vicente apenas conseguiu atenuar com uma jogada bem desenhada entre Fujimoto e Maxime Domínguez, com o japonês a encontrar, com passe preciso, o suíço no interior da área para o golo do emblema de Barcelos aos 67 minutos.
Havia ainda mais de vinte minutos para jogar, mas o galo apenas conseguiu cantar nesse lance - o Famalicão preservou a vantagem com segurança e o jogo perdeu fluidez com as várias substituições operadas, mantendo-se o 3-1 até final e o regresso às vitórias do Fama ao fim de três jornadas sem vencer, ao passo que o Gil Vicente segue sem pontuar no papel de visitante no presente campeonato.
Final do jogo. Famalicão 3, Gil Vicente 1.
Tempo adicional: 7 minutos de compensação.
86': Tripla alteração no Famalicão, com as entradas de Pablo Felipe, Martin Aguirregarribia e Jhonder Cádiz pelas saídas de Gustavo Sá, Puma Rodríguez e Henrique Araújo.
85': Cartão amarelo para Nathan Santos (Famalicão).
84': Aranda entrou ativo no Famalicão e volta a conseguir rematar e a sua tentativa esbarrou na cabeça de Rúben Fernandes, que desviou a bola para canto.
82': Cartão amarelo para Gustavo Sá (Famalicão).
80': Substituição no Famalicão, com a entrada de Justin de Haas pela saída de Enea Mihaj.
78': Tripla substituição no Gil Vicente, com as entradas de Kiko Vilas Boas, Thomas Lopes e Felipe Silva pelas saídas de Leonardo Buta, Zé Carlos e Gabriel Pereira.
73': Acabado de entrar, Aranda assumiu a cobrança de um livre direto, mas atirou ao lado e com pouco perigo.
72': Cartão amarelo para Martim Neto (Gil Vicente).
71': Substituição no Famalicão, com a entrada de Aranda pela saída de Chiquinho.
67': Dupla substituição no Gil Vicente, com as entradas de Tidjany Touré e Miguel Monteiro pelas saídas de Roan Wilson e Baturina.
67': Golo do Gil Vicente! Está ainda vivo o galo, que entrou na discussão pelo resultado através de excelente jogada de entendimento que envolveu Baturina e em especial os criativos Fujimoto e Maxime Domínguez, com a japonês a deixar o suíço na cara de Luiz Júnior e a não perdoar. 3-1 e o resultado não está, por isso, decidido.
60': Golo do Famalicão! Num ápice, uma bola parada na área famalicense transformou-se em lance de golo...no lado contrário. Tudo porque Luiz Júnior segurou o esférico e iniciou um contragolpe velocíssimo, lançando Francisco Moura pela esquerda que lançou Chiquinho em velocidade com um passe longo para que este se isolasse, enquadrasse e atirasse, finalmente, para golo com remate cruzado. 3-0 e o triunfo parece bem encaminhado para os da casa.
55': Murilo volta a atacar a baliza do Famalicão com um remate já no interior da área, mas atirou ao lado.
52': O emblema visitante volta a visar a baliza, desta feita por Fujimoto, mas Luiz Júnior opôs-se com defesa segura.
51': O Gil Vicente tenta aproximar-se no resultado e Murilo tentou de fora da área, mas por cima.
46': Cartão amarelo para Chiquinho (Famalicão).
Começa a segunda parte.
Após uma primeira parte equilibrada, o Famalicão ganhou ascendente e dispôs de várias situações para marcar, tendo concretizado duas delas com sucesso e saído, por isso, para intervalo com justa vantagem.
Tempo de intervalo. Famalicão 2, Gil Vicente 0.
45+3': O Famalicão não perde a baliza adversária de vista e desta feita foi Puma Rodríguez a surgir na ressaca a uma saída a punhos de Vinícius, atirando para perto do poste esquerdo.
44': Golo do Famalicão! Francisco Moura não enjeitou a oportunidade de castigar, já no interior da área, uma boa saída de Vinícius a cruzamento tirado por Gustavo Sá - a bola permaneceu disponível para a recarga e assim fez o esquerdino, ampliando a diferença para 2-0.
39': Novamente o Famalicão - empolgado com a vantagem da sua equipa, Francisco Moura aventurou-se pela esquerda, numa iniciativa individual conduzida até ao fim, para remate ao lado.
36': Golo do Famalicão! Fantástico remate de Gustavo Sá numa receção seguida de remate à entrada da área após tabela de Puma Rodríguez, em aproveitamento a um corte incompleto de Gabriel Pereira na defensiva gilista. Primeiro golo ao serviço da equipa principal, e logo com um momento de assinatura.
As duas equipas igualam-se na abordagem ao jogo e também nas ocasiões criadas.
28': Muito atento Leonardo Buta, no apoio aos centrais e a evitar que Henrique Araújo visasse com sucesso a baliza contrária depois de ter servido por uma jogada em estilo, com toques de classe de Gustavo Sá e Chiquinho.
26': A bola regressa ao meio-campo contrário e o guardião do Gil Vicente, Vinícius, foi obrigado a aplicar-se: Puma Rodríguez aproveitou debilidade na esquerda do conjunto de Barcelos - Leonardo Buta encontrava-se caído - e fletiu para dentro antes de rematar forte, para boa estirada do guardião.
24': Após alguns minutos de encaixe entre os dois conjuntos, o Gil Vicente voltou a dispor de uma finalização, mas Baturina atirou fraco e sem perigo para Luiz Júnior.
A partida esteve suspensa por três minutos, dado que o vídeo-árbitro Hélder Carvalho alertou o árbitro principal, José Bessa, para um possível penálti de Mirko Topic sobre Murilo. O juiz da partida, porém, não mudou a sua decisão: segue o jogo.
14': Cartão amarelo para Murilo Souza (Gil Vicente), por pretensa simulação.
12': Novamente Otávio em evidência, em ação ofensiva: o central falhou por milímetros o desvio enquanto se projetava para visar a baliza gilista já na pequena área.
9': Responde de imediato o Famalicão, que sem espaço para penetrar na área contrária teve num dos seus centrais, Otávio Ataíde, o autor de um remate em posição ainda distante das redes contrárias, para boa defesa de Vinícius, que sacudiu para canto.
8': Primeira situação de remate da partida e para o Gil: Maxime Dominguez atirou a partir de zona frontal, mas para defesa fácil de Luiz Júnior.
3': Cartão amarelo para Zé Carlos (Gil Vicente).
Começa o jogo!
Suplentes do Famalicão: Ivan Zlobin, Rúben Lima, Tom Lacoux, Aranda, Justin de Haas, Liimatta, Jhonder Cádiz, Martín Aguirregarribia e Pablo Felipe.
Suplentes do Gil Vicente: Brian, Kiko Vilas Boas, Tidjany Touré, Marlon Sales, André Simões, Mory Gbane, Miguel Monteiro, Felipe Silva e Thomas Lopes.
FAMALICÃO: Luiz Júnior (c), Nathan Santos, Otávio Ataíde, Enea Mihaj e Francisco Moura; Mirko Topic, Gustavo Sá e Youssouf Zaydou; Chiquinho, Puma Rodríguez e Henrique Araújo.
GIL VICENTE: Vinícius Guimarães, Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes (c) e Leonardo Buta; Roan Wilson, Martim Neto e Maxime Dominguez; Murilo Souza, Kanya Fujimoto e Baturina.
Já há onzes oficiais!
Além do aliciante que sempre coloca a proximidade geográfica entre as cidades de Famalicão e Barcelos, o embate entre os dois conjuntos constitui uma batalha pelo oitavo lugar - em caso de vitória, a equipa da casa poderá terminar a ronda na sexta posição do campeonato.
José Bessa (AF Porto) será o árbitro da partida. Hélder Carvalho (AF Santarém) será o VAR.
O Estádio Municipal de Famalicão recebe, esta tarde (18 horas), um dérbi minhoto entre Famalicão e Gil Vicente, num duelo relativo à 10.ª jornada da Liga. A BOLA seguirá ao minuto este confronto de vizinhos e convidamo-lo a acompanhar.
Siga o jogo aqui.