Azuis e brancos trazem os três pontos do D. Afonso Henriques, com uma reviravolta no marcador; Francisco Conceição resolveu, já na segunda parte, com um grande golo
O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães, fora de casa, e colou-se ao Benfica, que joga amanhã, no dérbi frente ao Sporting.
Apesar da primeira parte difícil para os dragões, que contaram com uma grande exibição de Diogo Costa na baliza, a equipa resistiu aos ataques vimaranenses e chegou ao intervalo empatada (1-1).
Depois do golo inaugural de André Silva, na recarga de um penálti falhado, o Vitória continuou a carregar e esteve perto de ampliar a vantagem em várias ocasiões, sem sucesso.
A formação de Sérgio Conceição chegou à igualdade por intermédio de Zaidu, na sequência de um cruzamento de Francisco Conceição. O golo portista, contra a corrente do jogo, chegou na altura ideal, pouco antes do intervalo.
No segundo tempo, Francisco Conceição consumou a reviravolta dos dragões, com um grande remate em arco, aos 59 minutos. A partir do golo, o FC Porto controlou a partida, e não permitiu muitas oportunidades ao Vitória, que tentou chegar ao empate até ao fim, mas sem grande discernimento.
Feitas as contas, os dragões distanciam-se dos vimaranenses na tabela e igualam o Benfica no segundo posto, com 25 pontos. Os portistas ficam a aguardar o resultado do dérbi de amanhã, disputado entre as águias e o Sporting, no Estádio da Luz.
Termina o encontro no D. Afonso Henriques (1-2)
O FC Porto vence em Guimarães com reviravolta, apesar das dificuldades sentidas na primeira parte. Os dragões igualam, provisoriamente, o Benfica na tabela classificativa
90+5' - Cartão amarelo para Jota Silva.
90' - Vão jogar-se mais seis minutos.
89' - Dupla alteração no Vitória de Guimarães: saem Dani Silva e André Silva, entram Nuno Santos e Nélson da Luz.
87' - Reta final do encontro em Guimarães, o Vitória tenta chegar ao golo da igualdade.
85' - Cartão amarelo para Galeno.
84' - Alteração no Vitória de Guimarães: sai Miguel Maga, entra Zé Carlos.
82' - Contra-ataque perigoso dos dragões, mas Pepê definiu mal a jogada com Galeno.
80' - Dupla substituição no FC Porto: saem Francisco Conceição e Evanilson, entram Jorge Sánchez e Marko Grujic.
79' - Boa oportunidade para o Vitória de Guimarães. Diogo Costa volta a brilhar na baliza dos dragões, com uma defesa apertada a disparo de Dani Silva.
77' - Enorme defesa de Bruno Varela a remate de Galeno. Há dúvidas em relação à posição do extremo portista.
Números oficiais em Guimarães: 21.353 espetadores no D. Afonso Henriques.
75' - Alteração no Vitória de Guimarães: sai João Mendes, entra Adrián Butzke.
71' - Cartão amarelo exibido a André Silva.
70'- Grande recuperação de Jota Silva, que percorreu vários metros para travar o ataque rápido conduzido por Francisco Conceição.
67' - Alteração no FC Porto: sai Pepe, entra Fábio Cardoso.
66' - Pepe está sentado no relvado, e não deverá continuar em campo. O defesa de 40 anos apresenta dificuldades físicas.
59' - GOLO do FC Porto! Golaço de Francisco Conceição a dar vantagem aos dragões pela primeira vez em Guimarães. O extremo canhoto remata em arco do lado direito e bate Bruno Varela, sem hipóteses para o guardião do Vitória. Os azuis e brancos entram melhor no segundo tempo e chegam ao 1-2.
59' - Lance de perigo no ataque vitoriano. Jota Silva falha a bola por pouco, mas estava já assinalada posição irregular.
56' - Dupla substituição no FC Porto: saem Zaidu e André Franco, entram Galeno e Taremi.
55' - Taremi e Galeno preparam-se para entrar.
54' - Zaidu volta a cair no relvado, partida está interrompida.
49' - Pepe cai na área vimaranense e pede penálti. Árbitro manda jogar.
Começa a segunda parte no D. Afonso Henriques (1-1)
Apito de Nuno Almeida: já se joga novamente em Guimarães, sem alterações
Tudo pronto para o recomeço do encontro.
Sérgio Conceição tem estado visivelmente frustrado com a exibição dos portistas, que têm apresentado grandes dificuldades em aproximar-se da baliza vitoriana, e não têm conseguido libertar-se da pressão alta da formação da casa.
Os vimaranenses já fizeram 11 remates, seis dos quais à baliza do FC Porto, enquanto os azuis e brancos somam apenas dois disparos enquadrados, em três tentativas.
O conjunto orientado por Álvaro Pacheco somou mais oportunidades na primeira parte, e esteve perto do segundo golo em várias ocasiões. Diogo Costa tem brilhado na baliza dos dragões, com defesas de alto nível.
Antes do apito inicial de Nuno Almeida, alguns adeptos vimaranenses arremessaram tochas para o relvado.
Intervalo em Guimarães (1-1)
Tudo empatado no Dom Afonso Henriques. André Silva inaugurou o marcador aos 17 minutos, Zaidu respondeu perto do intervalo, aos 40
45' - Vão jogar-se mais cinco minutos no primeiro tempo.
40' - GOLO do FC Porto! Zaidu ganha a Maga no ar e cabeceia para dentro da baliza de Bruno Varela, após cruzamento de Francisco Conceição. Está restabelecido o empate no Dom Afonso Henriques (1-1).
37' - Depois de um canto, João Mendes lança Ricardo Mangas no ataque vitoriano, e Borevkovic finaliza a jogada... contra um colega.
34' - Diogo Costa, com mais uma grande defesa, impede o golo de André Silva. O Vitóriaestá a dominar o encontro em Guimarães, muitas dificuldades dos dragões até agora.
27' - Cartão amarelo mostrado a Dani Silva.
26' - Cartão amarelo exibido a Francisco Conceição.
22' - Jota Silva mais uma vez! O extremo português aparece novamente nas costas da defensiva dos azuis e brancos, ganha a David Carmo na velocidade, e dispara para mais uma enorme intervenção de Diogo Costa.
18' - Grande oportunidade para o Vitória de Guimarães! Jota Silva surge isolado na cara de Diogo Costa mas permite a defesa do guarda-redes portista. Mangas atira por cima na recarga.
16' - GOLO do Vitória! André Silva marca! Diogo Costa ainda defendeu a grande penalidade, mas o brasileiro não desperdiçou na recarga. 1-0 para os vimaranenses.
15' - Penálti para o Vitória! Árbitro assinala mão na bola de João Mário dentro da área portista, após o lateral falhar o cabeceamento.
14' - Dragões pedem amarelo a Handel, após entrada dura.
8' - Problemas para Varela, a equipa médica entra no campo para assistir o jogador. Terá sido na sequência de um canto dos dragões que o português se magoou na mão.
5' - Enorme defesa de Bruno Varela a negar o golo a Evanilson! O avançado brasileiro apareceu sozinho do lado direito do ataque portista, e rematou cruzado para uma grande intervenção do guardião português.
4' - A pressão alta dos vimareneses está a surtir efeito, com várias bolas recuperadas no meio-campo adversário.
3' - Primeiro remate do encontro pertence ao Vitória de Guimarães. Jota Silva dispara por cima.
Início da partida em Guimarães
Rola a bola no Estádio Dom Afonso Henriques
Boa noite. Acompanhe aqui todas as incidências do duelo entre Vitória de Guimarães e FC Porto, a contar para a 11.ª jornada da Liga.
As duas equipas perderam na última ronda, e deixaram o SC Braga ganhar terreno nos lugares cimeiros da tabela: os vimaranenses saíram derrotados da curta deslocação ao terreno do Moreirense (1-0), enquanto os dragões foram surpreendidos, em casa, pelo Estoril (0-1).
Separados por três pontos, os dois conjuntos querem retomar o caminho dos triunfos, antes da paragem para compromissos das seleções. Nesta altura, a turma de Álvaro Pacheco soma 19 pontos, e a de Sérgio Conceição 22.
O histórico de confrontos recente entre os dois emblemas, em Guimarães, é amplamente favorável aos azuis e brancos: desde que Sérgio Conceição ingressou no FC Porto, os dragões nunca perderam no Dom Afonso Henriques (cinco vitórias e um empate).
Curiosamente, o último triunfo do Vitória, a jogar em casa, aconteceu quando o atual timoneiro dos portistas treinava os minhotos, na temporada 2015/16. O encontro (1-0) foi resolvido com um golo de Bouba Saré, logo aos 4 minutos.
Na conferência de imprensa de antevisão à partida, Álvaro Pacheco pediu à equipa uma exibição imponente, como resposta ao desaire em Moreira de Cónegos: «Temos de ser Vitória. Pretendo que a minha equipa seja audaz e mandona, capaz de controlar o jogo e de perceber de que forma o vai fazer. Acredito que os meus jogadores vão estar focados na conquista dos pontos».
Já Sérgio Conceição sublinhou a dificuldade que os encontros no Dom Afonso Henriques acarretam, garantindo que o grande foco dos dragões é a Liga: «Temos de jogar com todas as equipas. Sabemos que é uma deslocação difícil, perante um Vitória que, independentemente de já ter trocado de treinador, está a três pontos de nós. É uma equipa que tem qualidade, com um treinador muito identificado com a paixão dos adeptos e espera-nos um jogo difícil. O campeonato é o nosso principal objetivo da época e cabe-nos dar uma boa resposta».
Técnico portista salienta dificuldade de atuar em Guimarães, não só por aquilo que os vimaranenses têm feito na presente temporada, como também pelo fervor dos adeptos dos conquistadores; FC Porto está preparado para dar uma boa resposta, garante
A partida será arbitrada por Nuno Almeida, da AF Algarve, com auxílio dos assistentes André Campos e Pedro Felisberto. António Nobre é o VAR designado, com Paulo Brás como AVAR. Anzhony Rodrigues será o 4.º árbitro.
Os vimaranenses divulgaram também o boletim clínico para este encontro. De fora estão Mikel Villanueva, por inflamação no pé esquerdo, Bruno Gaspar e André André, ambos devido a lesão muscular, e Telmo Arcanjo, ainda a recuperar de cirurgia. Tiago Silva cumpre o último de três jogos de castigo.
Os guarda-redes dos azuis e brancos já aquecem no relvado do Dom Afonso Henriques.
Entram agora os guardiões do Vitória.
Em relação à última partida, diante do Antuérpia, Sérgio Conceição muda uma peça: entra Francisco Conceição, sai Mehdi Taremi. Wanderson Galeno volta ao leque de opções dos portistas, começando o encontro no banco de suplentes.
Já Álvaro Pacheco promove duas alterações no onze vitoriano face à derrota em Moreira de Cónegos: Borevkovic substitui Manu Silva, e Miguel Maga entra para o lugar do lesionado Bruno Gaspar.
As duas equipas já realizam o aquecimento no relvado.
As duas formações recolhem aos balneários. Tudo a postos para o início da partida em Guimarães.
O momento em que alguns membros da claque vimaranense atiraram tochas para o relvado.