5 janeiro 2025, 12:13
«SC Braga não teve medo e encostou o Benfica lá atrás»
Edinho esteve atento ao jogo na Luz e tem muitos elogios para Fran Navarro
Jorge Andrade defende que o FC Porto não é favorito à conquista do título, mas «é uma equipa que está a crescer silenciosamente»
Jorge Andrade fez um ponto de situação sobre as quatro equipas que vão estar na final four da Taça da Liga, fazendo elogios ao trabalho de Vítor Bruno no FC Porto.
«O FC Porto parece-me uma equipa que vai de menos a mais, está agora a meter qualidade com jogadores como Rodrigo Mora, que veio dar aqui um salto de qualidade em termos do que é a criatividade dos jogadores, um jogador diferente, pode fazer melhorar tudo o que é o FC Porto. E a equipa está a responder até em termos de números, tem mais pontos do que o ano passado nesta fase, o que era inacreditável depois de ver o projeto como começou. Já ganhou uma Supertaça, ou seja, o Vítor Bruno está a cumprir tudo aquilo que era difícil de superar, que era o passado do Sérgio Conceição», disse aos jornalistas, à margem de um evento na Arena Liga Portugal, no Porto.
O ex-central dos dragões sublinhou que este ano o FC Porto «não é favorito» à conquista do campeonato, mas vê «uma equipa em construção»: «Está a crescer silenciosamente, mas está mais compacta, vamos ver se isso se traduz na Taça da Liga, mas a um só jogo todas as equipas podem ser eliminadas.»
Sobre o treinador azul e branco, Jorge Andrade referiu que «fez sentido» a escolha em «alguém que já conhecia a casa». «Já conhecia a maioria dos jogadores, foi uma decisão difícil de tomar, mas a direção tomou e está a colher agora os frutos de ter esta tranquilidade, que parece maior do que em outros clubes», disse, sobre Vítor Bruno.
«Claro que existe sempre o caso do Fábio Vieira, que foi o jogador que foi preterido, e era um jogador fundamental em termos de criatividade, mas com a entrada do Rodrigo Mora parece que equilibrou também em termos de talento, e é um jogador que depois de ver o que ele pode fazer em campo, o golo, a forma como ele também combina com o Samu, eu acho que o FC Porto está a ter uma dinâmica muito boa», acrescentou.
Quanto ao Sporting, o ex-central destaca que «está numa fase de transição tática»: «O esforço físico parece-me que não está tão forte como no princípio da época, é natural, e perdeu aqui um pouco de gás, mas tem a esperança de recuperar a liderança.»
5 janeiro 2025, 12:13
Edinho esteve atento ao jogo na Luz e tem muitos elogios para Fran Navarro
«Quanto ao SC Braga, é uma incógnita. Se for SC Braga que jogou contra o Benfica, sim, muito sério, muito compacto, pode ganhar a qualquer um, com jogadores como o Bruma», continuou, deixando também algumas palavras sobre o Benfica: «Vai tentar responder também depois da derrota, mas existe o foco muito no Di María, no Otamendi, o que eles dizem, o que eles fazem, mas dentro de campo normalmente são esses jogadores que costumam responder. É só o Benfica construir outra vez a sua ideia de jogo, o meio-campo parece-me muito povoado, mas sem muita solução. Barreiro, Aursnes e Kokçu pareceu que estavam a fazer muitas das vezes a mesma função e não davam profundidade à equipa, daí que faça sentido mais um elemento na frente, como o Lage fez na segunda parte, tendo dois pontas para a equipa ficar mais forte.»