FC Porto: clássico para reforçar a retoma e afastar fantasmas

NACIONAL05.01.202508:00

Dragões somam ciclo de quatro triunfos sem sofrer golos, mas foram derrotados nos últimos duelos contra o Sporting e Benfica; Vítor Bruno ganhou a Supertaça aos leões e agora quer tirá-los da Taça da Liga; um terceiro desaire seguido num clássico plantaria de novo dúvidas

O ciclo de quatro vitórias consecutivas do FC Porto, com 11 golos marcados e nenhum sofrido, vai a exame no quarto clássico de Vítor Bruno, esta época. Era suposto esse registo passar pelo crivo do Nacional da Madeira, mas o nevoeiro que obrigou ao adiamento do jogo para dia 15 atirou a questão para um desafio de intensidade máxima, frente ao Sporting, terça-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa. Em causa está um título, a Taça da Liga, mas algo mais para os azuis e brancos, que perderam os últimos dois jogos contra os rivais de Lisboa

Vítor Bruno começou a época com um triunfo memorável sobre os leões na Supertaça, vencendo por 4-3 no prolongamento, após uma reviravolta impressionante de 0-3. No entanto, os clássicos seguintes, em Alvalade e na Luz, para a Liga, terminaram com derrotas por 2-0 e 4-1, respetivamente. Perder um terceiro clássico consecutivo seria penalizante. Por outro lado, uma vitória não só equilibraria as contas, como também reforçaria o ânimo do grupo, especialmente tendo em vista a final da Taça da Liga, agendada para o dia 11. Recorde-se que a outra meia-final será disputada entre o SC Braga e o Benfica.

Da maldição à glória

A Taça da Liga chegou a ser uma competição amaldiçoada para os dragões: desde a primeira edição, em 2007/2008, ganha pelo V. Setúbal, o FC Porto perdeu quatro finais. À quinta foi de vez e com Sérgio Conceição no comando o troféu pôde finalmente ser exibido no museu do clube, em 2023. Curiosamente, essa conquista aconteceu precisamente frente ao Sporting, em Leiria, com uma vitória por 2-0, graças aos golos de Eustáquio e Marcano. Esse triunfo quebrou o enguiço e trouxe a tão desejada taça para o museu do clube.

Desde a vitória por 2-0 sobre o Midtjylland, na Liga Europa, que o FC Porto não sofre golos. São quatro jogos seguidos sempre a ganhar e com registo defensivo impecável, pois na Liga o FC Porto também não sofreu golos contra o Estrela da Amadora (2-0), Moreirense (0-3) e Boavista (4-0). Este ciclo colocou uma pedra sobre outro que criou fortíssimo abalo nos dragões, quando em seis jogos o FC Porto venceu apenas um, contra Casa Pia, empatando com o Famalicão e perdendo frente à Lazio, Benfica (e com grande estrondo, por 4-1) e Moreirense, acabando eliminado da Taça de Portugal pelos cónegos, o que acentuou a contestação.

Com o clássico de terça-feira no horizonte, a expectativa é agora elevada nas hostes portistas. Será uma oportunidade para o FC Porto reafirmar a sua força e dar continuidade ao bom momento que atravessa.